Onde se faz o dinheiro?

Perguntado por: hmonteiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Casa da Moeda do Brasil

O dinheiro que circula na economia, também conhecido como papel-moeda, é fabricado na Casa da Moeda do Brasil (CMB). A Casa da Moeda tem diversas atribuições que vão além de fabricar papel-moeda, por isso é válido conhecer suas atribuições e a dinâmica da macroeconomia.

Existem três maneiras de criar moeda:

  1. produzindo o papel moeda ou o metal.
  2. através de débitos e empréstimos.
  3. através de políticas governamentais com a quantitativa flexível.

O papel criado para a fabricação de notas de dinheiro é composto de três camadas sobrepostas. As camadas externas, geralmente, são de pasta de madeira. Já a lâmina do meio é 100% algodão [exatamente! como algumas roupas que estamos acostumados].

Acontece que “imprimir” mais dinheiro não resolve nenhum problema. Na verdade, pode causar efeitos bem negativos na macroeconomia, como uma inflação descontrolada.

seringueira

A seringueira é o dinheiro que dá em árvore mas, para além da simples moeda, ela também é cultura, é tradição, é segurança e soberania alimentar e nutricional de diversas comunidades.

De forma simplificada, imprimir dinheiro em excesso pode sim, gerar inflação. Isso acontece porque a emissão de notas demais faz com que o volume de dinheiro circulando seja maior que a oferta de produtos e serviços. Consequentemente, os preços sobem.

Em média, o processo de fabricação de dinheiro leva cerca de 12 dias. Ao final desses passos, a Casa da Moeda passa as notas e moedas recém-produzidas para o Banco Central, responsável pela distribuição.

Casa da Moeda do Brasil

O dinheiro que circula na economia, também conhecido como papel-moeda, é fabricado na Casa da Moeda do Brasil (CMB).

No Brasil, o uso do dinheiro se iniciou com a chegada dos portugueses, pois os indígenas que aqui viveram desenvolveram suas práticas comerciais através do escambo (troca de mercadoria por mercadoria).

Além disso, o Brasil é a 9ª maior economia do mundo, possui imensas riquezas e potencialidades, e cerca de R$ 4 TRILHÕES líquidos!

Todo ano, o Banco Central e a Casa da Moeda decidem a quantidade de cédulas e de moedas a ser produzida. Enquanto a Casa da Moeda fabrica, o Banco Central emite, distribui e controla a circulação do dinheiro.

Efígie de Pedro Álvares Cabral - navegador português que, em 22 de abril de 1500, descobriu o Brasil -, ladeada por nau, simbolizando as navegações portuguesas.

O especialista explica que a moeda brasileira mais valiosa se chama 'Peça da Coroação', uma moeda de ouro de 6.400 réis feita em comemoração à coroação de D. Pedro I em 1822.

“Todo o dinheiro é usado para fins de melhorias na saúde, na educação, nos programas de transferência de renda, na ciência e na tecnologia, assim como também na segurança pública. Mas, é importante entender que não existe uma regra prévia para onde o dinheiro precisa ser mais aplicado ou outra forma específica.

A circulação delas no país se dá de duas maneiras: impressão de cédulas e cunhagem de moeda metálica e operações de crédito através do banco central e outros bancos.

Um aumento nos índices de inflação pode ser influenciado por diferentes causas, que podem ser agrupadas em quatro grandes grupos: 1) aumento na demanda; 2) aumento, ou pressões, nos custos de produção; 3) inércia inflacionária e expectativas de inflação; e 4) aumento de emissão de moeda.

A planta dinheiro em penca, conhecida também como dinheirinho e tostão, possui folhas pequenas e delicadas em formato oval, lembrando moedinhas de dinheiro.