Onde se extrai a taurina?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

De onde vem a Taurina? As principais fontes de taurina são de derivados animais, como carnes, peixes e lácteos. No entanto, alguns alimentos vegetais processados contém adição de taurina e é bem improvável de que estes podem oferecer quantidades suficientes para melhora dos níveis.

A taurina, também conhecida como ácido 2-aminoeranossulfonico ou l-taurina, é um ácido orgânico encontrado na bílis, fluído produzido pelo fígado.

Não é verdade que a substância taurina, contida em bebidas energéticas, venha da urina ou do sêmen do touro. Um artigo que traz à tona a antiga lenda urbana voltou a viralizar no Facebook nesta semana.

Taurina: este aminoácido é sintetizado em laboratório. E se alguém te dissesse que a fonte natural deste componente vem do sêmen e testículo de Touro, dá para acreditar? A origem explica o nome Taurina, mas não se preocupe, como já foi dito, a substância usada nos energéticos é produzida artificialmente.

Líquido fecundante, constituído por espermatozoides e por plasma seminal, produzido pelos órgãos genitais dos animais machos.

O composto Taurina + Cafeína é indicado para favorecer o aumento da energia durante os treinos, contribuindo para um melhor desempenho físico, além de apresentar importantes efeitos termogênicos que estimulam a queima calórica.

O que é a taurina? A taurina foi descoberta em 1927 na bile de bovinos — em touros, daí seu nome — e é um aminoácido sulfônico, ou seja, contém enxofre em sua composição. Os aminoácidos são as unidades básicas das proteínas e são divididos em dois grupos: essenciais e não essenciais.

Pesquisas relataram que a taurina atua no corpo melhorando os receptores GABA no cérebro, um neurotransmissor que promove o relaxamento, reduz o estresse e desempenha um papel fundamental no controle do sistema nervoso central.

Ou seja, se você está buscando aumentar seu desempenho mental e físico, a taurina é o elemento ideal!

A taurina ainda é útil como inibidora dos neurotransmissores, sendo utilizada para prevenir e sedar estados cerebrais excitáveis (como convulsões em epilépticos). Mas seu consumo deve ser moderado. Estudos mostram que o limite seguro para consumir esse aminoácido é de três a seis gramas diárias no período de um anos.

Água gaseificada, açúcar, xarope de glicose, taurina (800mg/200ml), cafeína (65mg/200ml), vitaminas (B3, B6, B2 e B12), extrato de guaraná (8,4mg/200ml), cloreto de sódio, glucoronolactona (4,2mg/200ml), inositol (4,2mg/200ml), maltodextrina, acidulante (ácido cítrico), aromatizantes naturais e artificial, regulador de ...

Para que serve a Taurina? A taurina apoia o desenvolvimento neurológico e ajuda a regular o nível de água e sais minerais do sangue. Contribui também ao desenvolvimento do sistema nervoso e desintoxica o organismo, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo.

Pessoas saudáveis devem ingerir com moderação
Estudos adicionais ainda devem ser realizados para abordar os efeitos a longo prazo da taurina, principalmente em indivíduos que já apresentem doença cardiovascular. Assim sendo, adultos com problemas cardíacos devem evitar o consumo de bebidas energéticas.

Uma lata de Red Bull possui, 100mg de taurina, 600mg de glucuronolactona, 80mg de cafeína – que equivale a uma xícara de café – e vitaminas do complexo B.