Onde se esconder numa guerra nuclear?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

O melhor local para se salvar das ondas de uma explosão são salas sem janelas, em cantos localizados de frente para a explosão. Além disso, o material que o prédio foi construído também é importante de ser considerado, pedra e concreto, e outros materiais não combustíveis e resistentes, oferecem maior proteção.

O ideal é banhar usando água, sabão e um lenço ou pano úmido para limpar a pele e o cabelo, sempre com cuidado de não tocar nos olhos, nariz ou boca. Se for um abrigo público, também será preciso limpar ao máximo o ambiente ao redor e manter distanciamento das outras pessoas, além de usar máscara, caso tenha.

Depois de 73 anos da bomba de Hiroshima, um estudo científico publicado na revista internacional Nature Food sustentou que Argentina e Austrália são os melhores países para sobreviver a uma guerra nuclear.

Procurar abrigo é vital para evitar que material radioativo prejudicial, ou precipitação, volte para a Terra após uma explosão nuclear e, embora qualquer edifício seja mais seguro do que estar do lado de fora, os melhores abrigos são edifícios de tijolos ou concreto de vários andares com poucas janelas ou porões.

As vestimentas com proteção química são projetadas para o uso único, de modo a minimizar a contaminação cruzada pelas partículas radioativas. Em geral, maior cobertura corporal é melhor: macacões com capuz ajudam a manter as roupas e cabelos livres de materiais radioativos.

Haveria algumas centenas de milhares de mortos e os sobreviventes ficariam entre os escombros dos edifícios desabados, as ruas obstruídas, impedindo a passagem das ambulâncias e bombeiros que porventura viessem de pontos mais distantes não atingidos.

Hoje, o risco de uma guerra nuclear está no nível mais alto desde o auge da Guerra Fria. Em 1945, a ONU foi fundada para evitar uma nova Guerra Mundial. Mas os mecanismos multilaterais de prevenção e resolução de conflitos já não funcionam.

Uma guerra nuclear moderna pode matar até 5 bilhões de pessoas devido ao impacto da fome global desencadeada pela fuligem que bloquearia a luz solar, afetando plantações.

Atualmente acredita-se que existam 63 bunkers em funcionamento no Brasil, sendo 53 deles no Estado de São Paulo. A estimativa é da empresa RCI First, responsável pela construção de 58 deles. A maior concentração está nas mansões dos bairros ricos da capital: Morumbi, Jardins e Alto de Pinheiros.

Chefe da diplomacia da União Europeia diz que se a Rússia usar arma nuclear, exército russo será aniquilado | Mundo | G1.

Escorpião. Os escorpiões são conhecidos por suportar um nível muito alto de radiação UV, e muitos cientistas sustentam a hipótese de que eles podem sobreviver a ataques nucleares melhor do que a maioria das criaturas.

Segundo um novo estudo, publicado dia 21 de julho de 2021 na revista Sustainability, a Nova Zelândia é o país “mais resistente a ameaças futuras”, seguido por Islândia, Reino Unido, Tasmânia e Irlanda.

Em ordem de aquisição de armas nucleares, estes países são: os Estados Unidos, Rússia (Estado sucessor da União Soviética), o Reino Unido, França e China.

Agora, mesmo com tantas ogivas sob controle de cada país, uma guerra nuclear é considerada improvável. "Uma guerra nuclear é altamente improvável. Isso não significa, no entanto, que um conflito armado convencional entre Estados específicos não venha a acontecer.