Onde se encontravam os povos ameríndios?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4 / 5 16 votos

Seus ancestrais vieram da região do Nordeste da Ásia e chegaram à América há aproximadamente 20 mil anos, provavelmente pela travessia a pé da massa de terra da Beríngia, onde atualmente está o Estreito de Bering. População atual de ameríndios na América.

Eles caçavam animais e praticavam a pesca e a coleta de raízes e frutos disponíveis na natureza. Viviam em pequenos grupos. Dependendo da região, habitavam abrigos sob rochas (cavernas) ou construíam cabanas para se proteger das condições ambientais ou de animais perigosos.

Também são chamados de pré-colombianos, pois são situados no período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo, em 1492. Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros.

Denominação utilizada para distinguir o indígena americano do asiático. Diz-se de ou qualquer das línguas pertencentes às famílias linguísticas faladas no continente americano antes de sua colonização pelos europeus. Relativo ou pertencente aos ameríndios.

As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades e não há a adoração a uma única divindade.

Os indígenas americanos, ameríndios ou ainda índios americanos são os habitantes indígenas da América antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais.

Outras características notórias dos ameríndios é a tendência a terem as mãos e os pés pequenos, a cintura pouco marcada, a coloração da pele geralmente pardo-amarelada (embora em alguns casos chegue ao amarelo quase branco), o cabelo preto e escorrido, pouca pilosidade facial e corporal.

Os alimentos mais importantes para os índios eram produzidos pela terra, como raízes, folhas, legumes e frutos. São citados: abacaxi, jabuticaba, caju, cajá, araçá, goiaba, maracujá, mamão, laranja, li- mão, castanhas, milho, mandioca, cará (e não inhame), feijões, fa- vas, amendoim...

Doenças como varíola, sarampo, febre amarela ou mesmo a gripe estão entre as razões para o declínio das populações indígenas no território nacional, passando de 3 milhões de índios em 1500, segundo estimativa da Funai (Fundação Nacional do Índio), para cerca de 750 mil hoje, de acordo com dados do governo.

Entre importantes tradições deixadas pelos índios está a culinária. O alimento de origem indígena mais utilizado em todo o Brasil é a mandioca e suas variações. O caju e o guaraná são outros bem conhecidos na mesa do brasileiro.

O menino era membro da chamada cultura Clóvis, que viveu na América do Norte entre 13.000 e 12.600 anos atrás e é conhecido por suas características machadinhas de mão, espadas e ferramentas de ossos e marfim. A procedência dos ancestrais deste grupo foi tema de uma longa disputa.

A maioria das comunidades indígenas do Brasil vive em terras coletivas, definidas pelo Governo Federal como de seu usufruto exclusivo. As chamadas Terras Indígenas (TIs) somam, hoje, 705.

Embora diferentes, esses povos mesoamericanos apresentavam modos de vida semelhantes: praticavam a agricultura, tinham o milho como base da alimentação, construíam grandes cidades e grandes pirâmides com templos para cultos religiosos, faziam uso de um sistema de calendário e utilizavam um tipo de escrita hieroglífica.

Ameríndios. O termo foi sugerido pelo Dr. Charles Scott ao geólogo e etnólogo norte-americano John Wesley Powell (1834-1902), e empregado para distinguir o índio americano do índio asiático. Tem como sinônimos não utilizados, ameraba, ameríncola e amerígena.

Esse processo consistiu no extermínio das populações indígenas, tanto pelos conflitos violentos, quanto pelas doenças trazidas pelos europeus. Nos tempos atuais, esse genocídio persiste com o negligenciamento dos direitos das populações indígenas restantes no Brasil.

Na luta pelo domínio do litoral, a expressão tapuia foi usada para designar as populações indígenas não pertencentes à família Tupi-Guarani, o grupo dominante, que ocupava o litoral, quando os portugueses descobriram o Brasil.