Onde se encontra o rio Pisom?

Perguntado por: emelo7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A identificação do rio Píson é conjectural, sendo que as sugestões variam de certos rios da Armênia até o rio Ganges, na Índia. Flávio Josefo identifica o rio Pisom com o Ganges e Giom com o rio Nilo.

De acordo com essa passagem, o Éden abrigava quatro rios: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Entre eles, o Tigre e o Eufrates ainda existem no Oriente Médio, como descobriram os estudiosos. Esses rios atravessam a Turquia, a Síria e o Iraque.

De acordo com a Bíblia, o rio Giom (na tradução de Almeida) ou Gehon, rodeava a terra de Cuxe. Ele é o segundo dos chamados Quatro Rios do Paraíso resultantes da divisão do rio que passava pelo Jardim do Éden, sendo os demais Pisom, Tigre e Eufrates.

Os chamados Quatro Rios do Paraíso, seriam quatro braços de rios duma fonte que nascia no Éden segundo a bíblia, e eram o Tigre, o Eufrates, o Gehon e o Phison.

Ao lermos, ponderarmos e orarmos, virá à nossa mente a visão dos três jardins de Deus: o Jardim do Éden, o Jardim do Getsêmani e o Jardim do Sepulcro Vazio, onde Jesus apareceu para Maria Madalena.

No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

De acordo com a Bíblia, Pisom ou Fisom é um rio que rodeava a terra de Havilá. É o primeiro dos quatro rios resultantes da divisão do rio que passava pelo Jardim do Édem; os outros seriam o Giom, Tigre e Eufrates.

Rio da Turquia e do Iraque, nasce num lago de montanha do Curdistão turco e, numa curta distância, serve de fronteira entre o Nordeste da Síria e a Turquia. Entra no Iraque, banha Bagdade, junta-se ao Eufrates em Al Qurnah, onde forma o Chatt al-Arab, e vai desaguar no golfo Pérsico.

Rio da Ásia Ocidental, com uma extensão de 2700 quilómetros. Nasce nos planaltos da Arménia, na Turquia, e atravessa este país, a Síria e o Iraque. No seu curso inferior, no Sudeste do Iraque, junta-se ao rio Tigre, formando o Chatt al-Arab, que desagua no golfo Pérsico.

Gion significa turbulência da da água, nome hebraico da Etiópia, que significa trevas.

Vale citar algumas referências bíblicas ao rio, como a passagem de Gênesis (2:14) pela qual Eufrates é descrito como um dos quatro rios que tiveram sua fonte no Éden e no Apocalipse (9:14-16:12) onde é referido como o local que secará quando a lança do sexto anjo cair sobre a terra.

Moisés

Quem escreveu esse livro? Moisés é o autor de Gênesis. Moisés foi um profeta chamado por Deus para livrar os filhos de Israel do cativeiro no Egito e guiá-los pelo deserto rumo à terra prometida de Canaã.

Detalhes do livro
Moisés nomeia apenas duas árvores desse jardim: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujos frutos Deus proibira Adão e Eva de comerem...

Conclusão é de que eles viveram entre 99 mil e 156 mil anos atrás. Os ancestrais comuns mais recentes a todos os homens e todas as mulheres modernos viveram quase na mesma época, segundo um novo estudo feito pela Universidade Stanford, nos EUA.

O jardim do Éden ficou perdido quando Deus expulsou Adão e Eva. A Bíblia não diz o que aconteceu com o Éden depois que Deus proibiu o acesso ao jardim. Se o Éden ainda existia no tempo de Noé, provavelmente foi destruído no dilúvio.

Ao aparecer como um jardineiro, Jesus está deliberadamente nos apontando de volta para Adão e Eva, os primeiros jardineiros e trabalhadores do mundo.

Isso significa que para construir uma vida plena a pessoa precisa apenas plantar e cultivar duas sementes, são elas: A gratidão e o contentamento.

Uma das plantas mais generosas, da qual se aproveita tudo – da folha ao óleo –, o buriti alcançou um prestígio tal que é tratado como “árvore da vida”, sobretudo por quem lida com ele.