Onde se encontra o cajado de Moisés?

Perguntado por: dourique3 . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Assir e Elcana encontram o cajado de Moisés na casa de Joquebede. Bina nota a ausência dos filhos. Bakenmut e Ikeni chegam a vila dos hebreus e avisam que o rei não permitirá que ninguém vá a lugar algum. Os escravos começam a dispersar, tristes e decepcionados.

Para provar que é mesmo o libertador do povo hebreu e falou com Deus, Moisés transformou o cajado em uma serpente na frente de todos. Saiba como foi feita a cena!

A madeira de acácia é bastante conhecida por ter sido o material usado na Arca da Aliança, segundo a descrição que encontramos no livro do Êxodo, na Bíblia Sagrada.

Resumo sobre a arca da aliança
Sua construção foi realizada mediante instruções dadas por Deus a Moisés. Essa arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado de Arão e de um vaso com maná.

O cajado de Jacó teve um significado importante para o patriarca e oferece lições poderosas para os dias de hoje. Descubra nesse artigo como o cajado não era apenas um objeto comum usado pelo pastor, mas possuía um significado especial que vale apena explorar.

Como as mãos de Moisés eram pesadas, eles pegaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para que assentarsse sobre ela e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, cada um segurando de um lado. Esta foi a forma que encontraram para firmar as suas mãos até o sol se por. Dessa forma, o povo israelita venceu Amaleque.

A vara ou cajado de Moisés foi aqui usado pela primeira vez não para realizar um sinal como se segue, mas como o próprio sinal. “A vara literalmente se transformou em uma serpente, e Moisés fugia dela” (Ex 4.3).

Êxodo 17:12 NTLH
Quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur pegaram uma pedra e a puseram perto dele para que Moisés se sentasse. E os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés. Desse modo os seus braços ficaram levantados até o pôr do sol.

O cajado era um instrumento que ajudava o pastor a manter as ovelhas pelas trilhas seguras da caminhada. Se uma ovelha se afasta das outras na caminhada ou está andando muito próxima dos precipícios, o/a pastor/a estica o cajado a fim de ajudar a ovelha a seguir segura por este trecho do caminho.

Já a palavra “cajado” traduz um vocábulo hebraico que significa “apoio” ou “suporte” e se refere ao cajado usado pelo pastor como auxílio para caminhar e também como instrumento para orientar as ovelhas.

Uma cobra enrolada a um cajado é o símbolo da medicina porque remete ao semideus grego Asclépio. Na Grécia antiga, ele tinha templos em sua homenagem onde os doentes eram levados para serem tratados.

Moisés

Moisés ergue o cajado em direção ao Mar Vermelho. O mar começa a se abrir.

Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Para transportá-la foram colocadas quatro argolas de ouro puro, cada uma, nas quatro laterais da mesma, duas de um lado e duas do outro, para que varais pudessem ser encaixados.

O que é Bordão: Cajado que se apóia, palavra que se repete e marca como sua característica.

Porém, nessa terceira invasão no ano 586 a.C a Arca da Aliança foi escondida em uma caverna próxima à Jerusalém e desde aquele dia, a Arca da Aliança nunca mais foi vista.

O último registro da arca foi feito há 2 mil e 600 anos atrás.

Arqueólogos acreditam ter encontrado vestígio da Arca da Aliança em templo israelita. Mesmo sete anos depois do início das escavações, o sítio arqueológico nos arredores de Beit Shemesh, 20 km a oeste de Jerusalém, continua trazendo surpresas.

Um báculo, em sentido lato, é um tipo de cajado usado pelos pastores para se apoiarem ao andar e para conduzirem o gado. Muitas vezes tem a extremidade curva para segurar a rês pela perna.

Êxodo 4:17 Toma, pois, esse cajado em tua mão: é com ele que irás realizar os sinais miraculosos!” Toma, pois, esse cajado em tua mão: é com ele que irás realizar os sinais miraculosos!” Tomarás, pois, na tua mão esta vara, com que hás de fazer os sinais.