Onde se encontra a vitamina K?

Perguntado por: aornelas5 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A vitamina K é amplamente distribuída em alimentos de origem animal e vegetal. Os alimentos com maior conteúdo de vitamina K são os óleos vegetais, margarina, maionese, as folhas verdes escuras, especialmente brócolis, couve de Bruxelas, repolho roxo e verde, salsa, espinafre, agrião e couve.

A deficiência de vitamina K resulta de ingestão extremamente inadequada, má absorção de gordura ou uso de anticoagulantes cumarínicos. A deficiência, particularmente comum em crianças amamentadas ao peito. Prejudica a coagulação.

A vitamina K pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal e também em alimentos de origem animal. São considerados alimentos ricos em vitamina K os vegetais folhosos, como espinafre, rúcula, couve, acelga e brócolis.

Para você ter uma ideia da lista dos benefícios, a beterraba combina fibras, carboidratos, ferro, cobre, magnésio, manganês, cálcio, potássio, nitratos, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, e antioxidantes importantes como carotenoides e licopeno.

A Melancia é uma excelente fonte de vitaminas, tais como Vitamina A, vitamina B1, Vitamina B2, Niacina, folato, Ácido pantotênico, Vitamina C, Vitamina B6, Vitamina E, Vitamina K e algumas outras vitaminas em pequenas quantidades.

Agora você já sabe que as melhores vitaminas K2 do mercado são:

  • LAUTON - Vitamina K2 MK7.
  • UNILIFE VITAMINS - Vitamina K2 Menaquinona K2.
  • APISNUTRI - Vitamina K2 MK7.
  • BIOGENSKit Vitamina K2 MK-7.
  • HEALTHY ORIGINS - Vitamina K2 MK-7.

Boas fontes de vitamina K incluem verduras de folhas verdes (como couve-galega, espinafre e couve-de-folhas) e óleo de soja e de canola.

Os alimentos com maior conteúdo de vitamina K são os óleos vegetais, margarina, maionese, as folhas verdes escuras, especialmente brócolis, couve de Bruxelas, repolho roxo e verde, salsa, espinafre, agrião e couve. Outros vegetais, frutas, cereais, produtos lácteos, ovos e carnes contêm quantidades menores.

Sinais e sintomas clínicos de deficiência de vitamina K incluem o sangramento das mucosas, hemorragias, melena (sangramento do estômago), hematúria ou quaisquer outras manifestações de coagulação deficiente (hematomas, sangramentos gengivais etc.).

A vitamina K é necessária para sintetizar as proteínas que ajudam a controlar o sangramento (fatores de coagulação), importantes para a coagulação sanguínea, prevenindo hemorragias e favorecendo a cicatrização de feridas.

A vitamina K é lipossolúvel, principalmente, na coagulação sanguínea. Se apresenta sob as formas de filoquinona (K1-predominante), dihidrofiloquinona (dK), menaquinona (K2) e menadiona (K3).

A pêra tem mais ácido fólico e vitamina K. A quantidade de ferro é mais elevada na pêra e os níveis de fluoreto na maçã são mais elevados. De acordo com o nutricionista João Rodrigues, autor do guia gastronómico 'Duelos de Alimentos', a maçã é a vencedora desta batalha, mas por pouco.

Como usar o Vita K?

  1. Instrução para diluição. ...
  2. Profilaxia da doença hemorrágica do recém-nascido. ...
  3. Tratamento da doença hemorrágica do recém-nascido. ...
  4. Deficiência de protrombina induzida por anticoagulante em adultos. ...
  5. Hipoprotrombinemia devido a outras causas em adultos.

O tratamento das hemorragias e distúrbios da coagulação depende da causa, e quando possível incluem:

  1. Reposição de vitamina K.
  2. Medicamentos anticoagulantes.
  3. Produtos para a coagulação ou de agentes de coagulação.
  4. Transfusões de sangue, plasma ou plaquetas.

Cenoura. Outro alimento versátil por ser usado tanto cru como cozido e ser ingrediente de várias receitas. Em 80 g de cenoura encontramos 110 mcg de vitamina K.