Onde se encontra a sutura lambdóide?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A sutura lambdóide une o osso ocipital (osso que une a cabeça com a coluna vertebral) com os ossos parietais (ossos laterais superiores) do crânio.

O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).

Suturas planas: a borda dos ossos que se articulam dispõem-se de forma retilínea. Por exemplo, a sutura entre os ossos nasais (sutura internasal) é uma sutura plana; Suturas escamosas: articulações que se encontram entre ossos que juntos estabelecem um encurvamento relativamente grande.

Sutura Coronal, Sagital e Lambdóide: fechamento a partir de 2 anos até a idade adulta.

A sutura coronal ou frontal separa o osso frontal dos dois ossos parietais; A separação entre estes dois ossos na linha média é a sutura sagital. Na parte posterior, a sutura lambdóidea separa os ossos parietais do osso occipital.

Tipos de suturas

  • Sutura intradérmico simples e contínua.
  • Sutura colchoeiro simples e contínua.
  • Sutura Donnati simples e contínua.
  • Sutura de Lembert simples e contínua.
  • Sutura de Cushing.
  • Sutura com eversão.
  • Sutura de Halsted.
  • Sutura de Connel.

As suturas são classificadas como: escamosa, denteadas ou serrátil, plana e esquindelese.

A sutura lambdoide marca as bordas entre o osso parietal e o osso occipital. O ponto de conversão entre as suturas sagital e as suturas lambdoides (de cada lado) é chamado de lâmbda, em referência à letra grega que possui formato semelhante a essa região anatômica.

O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).

sutura sagital

A sutura sagital une os dois ossos parietais do crânio. SUTURAS CRANIANAS – são articulações fibrosas, constituídas por várias camadas de tecido conjuntivo denso, que se encontram entre os ossos do crânio, estabelecendo ligações entre esses ossos.

Serrátil: sutura cujo aspecto é de dente de serra (exemplo: as suturas sagital e coronal). Escamosa: sutura cujas superfícies ósseas têm aspecto de escama (exemplo: sutura parietotemporal).

A sutura coronal separa o osso frontal do osso parietal. O ponto de convergência entre as suturas coronais (de cada lado) e a sutura sagital é chamado de bregma. As suturas sagital e lambdoide também são visíveis de uma perspectiva superior do crânio.

Que tipo de sutura e qual fio escolher?

TecidoSutura mais recomendadaCalibre
PeleDescontínuos: simples ou Donetti Contínuos: intradérmico4-0 ou 5-0
SubcutâneoNenhuma, pontos simples ou chuleio3-0 a 5-0
MusculaturaPontos simples, em U ou X sem apertar2-0 ou 3-0
AponeurosePontos simples ou chuleio0 ou 1

As suturas mais utilizadas na prática médica

  • Ponto Simples Descontínuo;
  • Sutura em X;
  • Chuleio simples;
  • Chuleio ancorado;
  • Suturas intradérmicas.

Fontanela anterior ou bregmática, que se fecha entre os 1–3 anos. Fontanela posterior ou lambdóidea, que se fecha entre os 2–3 primeiros meses. Fontanela mastóidea ou póstero-lateral, que se fecha entre os 6–18 primeiros meses. Fontanela esfenoidal ou ântero-lateral, que se fecha aos 5 meses.

A fontanela anterior (bregma) tem a forma de losango, com tamanho variando entre 1 e 3 cm. O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido.

Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

ESCAFOCEFALIA – é a fusão prematura da sutura sagital. A sutura sagital une os dois ossos parietais do crânio. SUTURAS CRANIANAS – são articulações fibrosas, constituídas por várias camadas de tecido conjuntivo denso, que se encontram entre os ossos do crânio, estabelecendo ligações entre esses ossos.

sutura frontonasal

A sutura frontonasal separa o osso frontal dos ossos nasais.

A maneira pela qual as bordas dos ossos articulados entram em contato é variável, reconhecendo-se suturas planas (união linear retilínea ou aproximadamente retilínea), suturas escamosas (união em bisel) e suturas serráteis (união em linha “denteada”).

1 – Sutura horizontal em “U”, de Wolff
É indicada para suturar feridas sob tensão moderada.