Onde se encontra a pedra filosofal?

Perguntado por: nsalgueiro7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A pedra foi originalmente armazenada no Banco Gringotes, Cofre 713.

De acordo com textos medievais, a pedra filosofal seria uma combinação dos quatro elementos clássicos, fogo, terra, água e ar. Teria a forma cristalina, parecida com vidro, e se apresentaria em duas cores. A branca seria usada para transmutar metais em prata, e a vermelha para transmutar em ouro.

A expressão alquimia moderna indica a tentativa de transformação de um material em outro, usando os avanços na ciência e tecnologia alcançados nos dias de hoje. Um exemplo disso é o trabalho dos cientistas que desenvolveram um método capaz de transformar cimento em metal.

A produção, porém, não poderia ser feita num nível industrial, por exemplo, já que uma quantidade minúscula é obtida com um gasto altíssimo. Ou seja, é sim possível transformar um metal em ouro, mas, além de não ser da maneira que os alqumistas propunham, é inviável economicamente.

De acordo com a ciência, a alquimia descrita originalmente é uma magia e portanto impossível de ser praticada, mas o autor usou os sete passos da transmutação como metáforas para alcançar o aperfeiçoamento pessoal, a satisfação com a própria vida e, consequentemente, o sucesso na busca de objetivos.

Dessa forma, o primeiro e mais usado é um triângulo no topo de uma cruz grega. Por outro lado, o segundo símbolo é uma cruz patriarcal ou Cruz Leviatã que está em cima de ouroboros (símbolo de infinito). Todavia, a Cruz Leviatã representa Satanás para algumas religiões e seitas.

Romance publicado em 1997 se tornou sucesso mundial e deu origem a 7 livros e 8 filmes. Neste domingo, 26, o livro Harry Potter e a pedra filosofal completa 25 anos da primeira publicação no Reino Unido.

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Em sua busca por transformações que “curassem” metais e pessoas, os alquimistas descobriram novos metais (arsênico e antimônio) e substâncias (ácidos e bases fortes). Também criaram e aperfeiçoaram técnicas de filtração, destilação, cristalização de sais e purificação de metais.

A Alquimia trouxe inúmeras contribuições para a incorporação da Química como Ciência Moderna, tais como o desenvolvimento de técnicas e instrumentos, além da descoberta de substâncias utilizadas até os dias atuais.

Quirrell é professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e em seu turbante carrega o que sobrou de Voldemort. Fofo protege a Pedra Filosofal.

Quando se vê frente a frente com seu inimigo Voldemort, esse mesmo espelho, por encantamento de Dumbledore, coloca a pedra filosofal no bolso de Harry e assim encerra a segunda etapa da jornada do herói, dando-se então a sua “iniciação”.

A origem da Alquimia é incerta, embora alguns estudiosos acreditam que já era praticada em Alexandria, no Egito Antigo, por volta do século III a.C. e permaneceu como a principal ciência da Idade Média (séculos V ao XV).

Já para a Igreja Católica, a alquimia era bruxaria porque envolvia conhecimento de outras religiões e princípios de diferentes credos para suas criações e objetivos. A Igreja por sua vez encabeçava a Santa Inquisição, que nada mais era que um tribunal para condenar quem vivia em linhas paralelas ao catolicismo.