Onde se encontra a história da Sunamita?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A Bíblia, também, retrata esta situação a partir da vida de muitas mulheres, como Agar, Rute, Ester, Débora, porém, resgata a importância da mulher e que mulheres e homens são filhas/os de Deus e amadas/os por Ele de igual maneira. Porém, é sobre a Sunamita (2 Reis 4.8-37) que vamos compartilhar um pouco.

A mulher sunamita ela era estéreo e ela fez na casa dela um quartinho para o profeta Elizeu morar, dormir quando estivesse na cidade dela. E ela colocou la uma mesa, uma cama, uma cadeira e um candeeiro. E a bíblia diz que Elizeu ora por ela e ela é curada da esterialidade e ela ganha um filho.

A generosidade da Sunamita trouxe ao profeta Eliseu o desejo de retribuição. O homem de Deus perguntou a ela se havia algum favor que gostaria de receber do rei ou do chefe do exército. Sendo abastada, a Sunamita entendeu que não precisava de nada da parte do profeta.

Abisague foi uma jovem sunamita que cuidou do rei Davi em sua velhice. A história de Abisague está registrada no primeiro capítulo do primeiro livro de Reis no Antigo Testamento (1 Reis 1:1-4,15).

Qual o significado do nome Sulamita? Um dos significados deste nome é “perfeição” ou “pacífica” que está relacionado com “Shalom” que significa paz em hebraico. Como dissemos acima, o nome Sulamita está interligado com Salomé, vindo da palavra em aramaico Shalam-zion “a paz de Sion”.

Porém, é sobre a Sunamita (2 Reis 4.8-37) que vamos compartilhar um pouco. Quem era esta mulher? A Bíblia não menciona o seu nome, apenas a chama de Sunamita, que quer dizer oriunda da cidade de Suném, cujo nome significa: Lugar de repouso.

O menino ficou no colo dela até o meio-dia e morreu. 21 Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta.

Tema: O filho da Sunamita Texto base: 2 Reis 4. 12-37 Versículo bíblico: E ele disse: "Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços". Ela contestou: "Não, meu senhor. Não iludas a tua serva, ó homem de Deus!

"O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos." Qualquer forma de ação indicaria vida, e deixaria o profeta contente. A criança "espirrou", alguns dizem, porque morreu com uma doença da cabeça, pois antes ele disse ao seu pai, "Minha cabeça!

Por duas vezes a Bíblia menciona a estada de Eliseu no Monte Carmelo: para lá ele se retira após o episódio dos meninos devorados pelos ursos (2Rs 2,25) e ali a sunamita vai encontrá-lo para suplicar-lhe que devolva a vida ao seu filho (2Rs 4,25).

Em 2 Reis 4 vemos que o Senhor Deus usa a vida de Eliseu e por meio dele opera 5 milagres que alteram completamente o contexto em que ele está inserido. Tenho certeza que é o desejo de Deus fazer o mesmo em nossas vidas.

A cidade de Suném ficava localizada no território da tribo de Issacar, perto de Jezreel (Js 19:18). Suném, no original Shunem, foi o local onde os filisteus acamparam antes da batalha contra o rei Saul em Gilboa.

Tão logo, segundo a profecia de Eliseu, a mulher deu à luz a um menino. Mais tarde, esse menino acabou adoecendo. Quando a mulher sunamita foi procurar Eliseu, o profeta ordenou que Geazi levasse o seu bordão e colocasse sobre o menino.

Sunamita é toda mulher que vem de Suném, do original Shunem, que pertencia as terras da tribo de Issacar (Josué 19.17-23).

Ela foi citada apenas como uma habitante da cidade de Suném. Segundo a Bíblia, era uma mulher que possuía terras e boas condições. Apesar de não ter seu nome destacado na Palavra, seus atos nos deixam grandes ensinamentos quanto a fé, determinação e cuidado com a obra de Deus.

[A] A Sulamita era uma mulher negra, uma mulher preta.

Suném era uma cidade que ficava entre Samaria e Monte Carmelo, onde morava o profeta Eliseu. Ali vivia a personagem desta história, uma mulher sábia, generosa, inteligente, que amava a Deus e ao próximo, e que no decorrer dos séculos se transformou numa referência para milhares de mulheres no mundo inteiro: a sunamita.

Continuar lendo Onde morava a sunamita?