Onde se encontra a estátua de sal?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Na região do Mar Morto, próxima à localidade da antiga cidade de Sodoma, há um gigantesco depósito de sal. Pesquisadores afirmaram ter descoberto essa concentração no que afirmam ser a maior caverna de sal do mundo.

A Mulher de Ló é uma personagem bíblica do Antigo Testamento que ficou conhecida na Bíblia por ter sido transformada em uma estátua de sal. A Bíblia não diz nada sobre sua vida pessoal, exceto que foi casada com Ló, sobrinho do patriarca Abraão, nem mesmo o nome dela é conhecido.

Consciente da incorruptibilidade que o sal pode dar para a conservação dos alimentos, a liturgia cristã usa-o como elemento ritual de purificação e, de forma simbólica e premonitória, para indicar a pureza moral, a sabedoria espiritual, que um baptizado em Cristo deve conservar.

A Bíblia: Ayla morre durante destruição de Sodoma ao desobedecer anjos.

Na Bíblia, Sodoma, uma cidade perto do Mar Morto, foi destruída por Deus com fogo e enxofre jogado do céu. No livro de Gênesis é relatado que a cidade e seus habitantes foram queimados como punição por seus pecados.

Mar Morto

Ayla se transformou em uma estátua de sal em Gênesis
Na região do Mar Morto, próxima à localidade da antiga cidade de Sodoma, há um gigantesco depósito de sal. Pesquisadores afirmaram ter descoberto essa concentração no que afirmam ser a maior caverna de sal do mundo.

A expressão “não olhes para trás de ti“, é um termo idiomático que quer dizer “não voltes para a cidade”. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. A mulher de Ló “olhou para trás” ou seja, ela retornou para a cidade de Sodoma e se tornou em uma estátua de Sal.

Para além dos fins meramente decorativos, geralmente estátuas e monumentos servem para um único propósito: deixar uma marca do passado e da memória através de gerações, de décadas, de séculos.

Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra… Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal” (Gn 19:17, 23-24, 26).

O comerciante arriscará a própria vida para impedir uma multidão incitada por Lúcifer de abusar sexualmente de Miguel (Fernando Billi) e Gabriel (Paulo Dalagnoli). Ele chegará a oferecer as próprias filhas para evitar que os anjos sejam estuprados pelos sodomitas na novela bíblica da Record.

Tal como o 'sal da terra', somos também a 'luz do mundo', e nossa luz não pode ficar escondida (ver Mateus 5:13–16).”

O sal preserva os alimentos, criando um ambiente hostil para alguns micro-organismos patogênicos, inibindo seu crescimento e evitando a deterioração.

O sal grosso serve para fazer um banho do descarrego, ou seja, para limpar o seu corpo de cima abaixo de todos os males que possa ter. Ele é muito eficiente para quebrar a inveja, o mau olhado, o azar e muitos outros males que podem fazer você andar em baixo e sem força para viver.

A mulher de Ló virou uma estátua de sal
O que antes era um vale fértil tornou-se um lugar de desolação e esterilidade. Foi nesse ponto que a Bíblia diz que a mulher de Ló olhou para trás e foi convertida numa estátua de sal (Gênesis 19:26). Ela desobedeceu à ordem expressa do Senhor através de seus mensageiros.

Kayla é filha do israelita Banaá (Marcos Breda) com uma filisteia. No entanto, as diferenças religiosas impediram os dois de ficarem juntos. A vilã, então, foi criada pela família materna e teve de presenciar a morte da progenitora ainda na infância.

A atriz Bruna Pinheiro, que interpreta Ayla na sétima temporada, intitulada Reis — O Pecado, deu algumas pistas sobre a sua personagem na trama: "Tão doce e especial". Ela também fez questão de compartilhar com os internautas o quanto está empolgada com a estreia na tela da Record TV: "Estou feliz!

Há muito tempo os intérpretes cristãos têm considerado o texto de Gn 19 comouma referência ao pecado da homossexualidade. Essa interpretação surgiu um contraponto na proposta revisionista de que o pecado de Sodoma e Gomorra consistiu numa falta de hospitalidade.

Cafarnaum

Apesar dos muitos milagres aqui realizados, as pessoas em geral rejeitaram o ministério do Salvador. Jesus, portanto, amaldiçoou a cidade (Mt. 11:20, 23–24). Com o passar do tempo, Cafarnaum se transformou em ruínas e permanece desabitada.