Onde se consome mais água no Brasil?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Em 2017, no Brasil, o uso per capita de água pelas Famílias foi de 116 litros diários. Entre as grandes regiões o Sudeste registra o maior uso per capita, com 143 litros, enquanto o menor uso é registrado no Nordeste, com 83 litros por habitante/dia.

agropecuária

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%. Não pare agora...

Em uma média total, a maior parte da utilização da água é realizada pela agricultura, que detém 70% do consumo; seguida pela indústria, que detém 22%; e pelo uso doméstico e comercial com 8%.

Segundo o estudo, o número é considerado muito ruim, uma vez que a média brasileira já é preocupante. As unidades federativas que registram maior desperdício de água potável são Amapá (74% de água desperdiçada), Amazonas (68%) e Roraima (65%).

agropecuária

No Brasil, a agropecuária é responsável por 72% de toda a água consumida no país. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A atividade industrial vem em segundo lugar e possui também grandes níveis de consumo.

As atividades econômicas que apresentaram maior consumo de água foram agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (77,6%); indústrias de transformação e construção (11,3%); água e esgoto (7,4%). O uso de água das famílias per capita, isto é, por pessoa, em 2015, foi de 108,4 litros por dia.

O consumo médio de água no país é de 150,7 litros por habitante ao dia¹; 110 litros/dia é a quantidades de água suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas);

A região Nordeste, por sua vez, é a que possui menos água, lembrando que esse recurso encontra-se mal distribuído também dentro da região, concentrando-se mais nas áreas litorâneas da Zona da Mata e também no Meio Norte.

Indústria e residências lideram consumo de energia
A região é a mais populosa do país (89,6 milhões de habitantes, segundo estimativa do IBGE divulgada em agosto), e também responde pela maior parte da produção industrial.

Os dados apontam que, em 2015, 36,7% da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição.

Estados Unidos

Nesse sentido, no ranking mundial de consumo de água – de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), os líderes são os Estados Unidos, que consomem, em média anual, 575 l/hab (litros por habitante).

Como consequência do desperdício de água, temos problemas de abastecimento, racionamento, maiores tarifas e prejuízos diretos para a saúde humana e para todas as formas de vida que dependem desse recurso.

Consumo Doméstico – A água é usada em inúmeras atividades cotidianas e na higiene pessoal. Ela serve para tomar banho, lavar louças e roupas, fazer comida e para matar a sede.

Depois do setor agrícola, vem a atividade industrial, que é responsável por 22% do consumo de água no mundo. Somente depois vem o uso doméstico, que é responsável por cerca de 8% de toda a utilização dos recursos hídricos.

No Brasil, o maior consumo de água ocorre especialmente nas atividades agropecuárias e industriais. O consumo doméstico também é um importante ator no desperdício de água devido ao uso incorreto e exacerbado desse recurso na prática de atividades humanas diversas.

A média de consumo diário que a ONU recomenda é 110 litros por habitante/dia. Estudos apontam que essa quantidade é suficiente para suprir as necessidades básicas de uma pessoa. Porém não é isso que acontece, segundo dados do Instituto Trata Brasil o consumo médio brasileiro é de 166,3 litros por habitante/dia.

Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Setor imprescindível para o abastecimento mundial de alimentos, a irrigação é o insumo que mais desperdiça outro recurso essencial à vida: a água.

O Brasil desperdiça 40% de toda a água potável que é captada. Os dados de 2020 foram divulgados, nesta quarta-feira, pelo Instituto Trata Brasil e apontam uma piora se comparado a pesquisa anterior, em 2019, quando registrado um desperdício de pouco mais de 39%.

Três maiores gastos foram com calçados, roupas e contas de celular. Grande maioria acha celular mais necessários que um eletrodoméstico.

No Brasil, esse valor chega a 72%. A irrigação de culturas é a principal forma de utilização desta água, representando 40% de toda a produção. A grande vantagem da utilização da irrigação na agricultura está em alcançar produtividades maiores e, principalmente, garantir estabilidade produtiva.