Onde se concentra a maior parte da população branca no Brasil?

Perguntado por: nmonteiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Já a região Sul é a com a maior porcentagem de brancos do Brasil, com 78,47% que se classificam como sendo desta raça.

Bahia, Amazonas e Pará são os Estados com maiores proporções de negros, próximas a 80%. Somando-se os Estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, têm-se mais de 30 milhões de negros do país (Tabela 1). Fonte: IBGE.

cidade de São Paulo

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, realizada pelo IBGE, numericamente a cidade de São Paulo é a mais negra do Brasil, com quase 3 milhões.

Entre as grandes regiões do país, 76% da população residente da Região Sul são formados por pessoas de cor branca, enquanto nas regiões Norte e Nordeste a maioria dos moradores se disse parda, com 69,3% e 61,9%, respectivamente.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016, divulgada hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que, no critério de declaração de cor ou raça, a maior parte da população brasileira residente é parda: são 95,9 milhões de pessoas, representando 46,7% do ...

  • Brancos (47.51%)
  • Pardos (43.42%)
  • Pretos (7.52%)
  • Amarelos (1.1%)
  • Indígenas (0.42%)

Considerando que o sistema de classificação por cor ou raça da população utilizado atualmente pelo IBGE nas suas pesquisas domiciliares, constam cinco categorias: branca, preta, amarela, parda e indígena.

Os negros representam a maioria da população brasileira. Segundo o IBGE, 56,1% dos brasileiros se declaram negros, grupo que reúne pretos e pardos.

Os portugueses foram os primeiros representantes da população branca no Brasil.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Salvador teve sua negritude construída a partir do trabalho de escravizados nos engenhos de açúcar do Recôncavo Baiano, chegados a partir do final do século XVI.

Salvador é considerada a cidade mais negra do mundo, fora da África.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2012) comprovam o esperado, cerca de 79,5% da população do estado era composta por negros (pretos e pardos). Esse percentual passou a 81,1%, em 2018 (Gráfico 1).

O bairro da Liberdade, na periferia da capital baiana, é o maior em número de negros em toda a América Latina. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 75% dos habitantes são negros. Salvador é o verdadeiro centro da cultura afro-brasileira.

Rio de janeiro

O Rio de janeiro é a segunda cidade com maior quantidade pessoas que se declaram negras e pardas do Brasil. São 3 milhões ao todo. O município fica atrás de São Paulo, que tem 4,2 milhões. A terceira colocada é Salvador, com 2,7 milhões.

É devido a imigração de europeus - Alemães,Poloneses,Ucrânianos,Holandeses...

Apesar da maioria da população da região Sul se autodeclarar branca, a área teve sua composição étnica formada pela miscigenação entre brancos, negros e índios, assim como no restante do Brasil.