Onde se aplica sensor capacitivo?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

O sensor capacitivo é muito utilizado em dispositivos eletrônicos, incluindo telefones celulares, tablets e outros dispositivos touch screen. Também é usado em máquinas industriais, como robôs e equipamentos de fabricação. Ele trabalha medindo a diferença de potencial elétrico entre dois pontos em um objeto.

Os sensores capacitivos são também mais fáceis de montar e podem detectar objetos pequenos, porém, não podem ser usados em ambientes sujos e com poeira.

Vantagens e desvantagens do sensor capacitivo ou sensor detector de proximidade de efeito capacitivo. Este tipo de sensor permite a detecção sem contato e a medição linear de pequenos deslocamentos, da ordem de aproximadamente zero até três centímetros com uma resolução que pode chegar à nanométrica.

Eles podem ser utilizados em lugares onde as condições de trabalho são extremas, como na indústria siderúrgica e petrolífera ou mesmo em sistemas mais simples como de indústrias de embalagens. Dentre os tipos mais comuns de sensor indutivo estão o de detecção de material e o de medição de distância.

Como especificar corretamente um Sensor Indutivo ou Capacitivo?

  1. Valor da distância sensora;
  2. Sensor tipo embutido (faceado) ou Sensor tipo não embutido (não faceado);
  3. Sensor com corpo metálico ou plástico;
  4. Diâmetro do corpo [ M8 (8mm), M12 (12mm), ....];
  5. Para alimentação em corrente continua informar o tipo de saída;

Os sensores são conhecidos pela sua capacidade de detectar estímulos físicos, químicos ou biológicos e dar respostas por meio de sinais de advertência. Atualmente, existem sensores para os mais diversos usos, como em portas, leitores de código de barras, elevadores, automóveis, equipamentos médicos, agrícolas, etc.

A linha CM de sensores capacitivos apresenta dispositivos com distancia sensorial de 5 à 15mm em formatos tubulares, conexão de 2, 3, 4 fios, com encapsulame ntos metálicos, com cabos PVC de 1,5mts, tensão de alimentação nas faixas de 6 ~ 36 Vcc ou 90 ~ 250Vca, com grau de proteção IP 67.

Sensores de pressão capacitivos use uma cavidade de pressão e um diafragma para produzir um capacitor variável. O diafragma é deformado quando a pressão é aplicada e a capacitância diminui de acordo. Essa mudança na capacitância pode ser medida eletricamente e, em seguida, é definida em relação à pressão aplicada.

Os sensores de proximidade capacitivos blindados são mais indicados para a detecção de materiais de constantes dielétricas baixas (difíceis de detectar), devido a seu campo eletrostático altamente concentrado. Isto permite que eles notem alvos que sensores não-blindados ignoram.

NPN versus PNP
Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal. A carga pode ser uma lâmpada, uma válvula pneumática, um relé, ou uma entrada de PLC.

Sensores capacitivos são dispositivos tecnológicos que recebem e respondem a um estímulo físico/químico ou sinal. Por sua vez, esta tecnologia é baseada no princípios do capacitor, podendo detectar a presença de objetos sem o contato destes. O sensor é acionado quando detecta a presença do objeto a uma certa distância.

A CARGA CAPACITIVA
Um capacitor é um componente elétrico que tem como função principal se “carregar ou descarregar” rapidamente, provendo ao sistema uma forma de estabilização. Já um sistema elétrico é capacitivo quando tem a presença de capacitores durante o percurso da corrente elétrica.

A capacitância, ou efeito capacitivo, de linhas de transmissão é o resultado da diferença de potencial elétrico entre os condutores. e depende das dimensões e da distância entre os condutores.

Os tipos de sensores industriais podem ser: Sensores de Pressão, Sensores de Temperatura, Sensores de Nível, Sensores de Vazão e ainda os mais comuns: indutivo, capacitivo, fotoelétrico, magnético e ultrassônico.

Sensores infravermelhos utilizam a radiação térmica (calor) dos objetos para detectar movimentos. Para isso, eles disparam feixes de luz que estão fora do alcance da visão humana (infravermelhos), medindo os fótons para verificar a temperatura do alvo.

O princípio de funcionamento do sensor indutivo se dá a partir do um campo eletromagnético variável que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina na extremidade do dispositivo. Quando um material metálico penetra este campo, são induzidas pequenas correntes parasitas.

Narinder Singh Kanpany

Figura 6 - Exemplo de construção de um sensor capacitivo.
Foi inventada em 1952 pelo físico indiano Narinder Singh Kanpany.

Vemos no nosso cotidiano vários exemplos desse tipo de sensor, como a presença para alarmes, portas automáticas, ligar ou desligar luzes.

Sensores são parte de uma grande quantidade de equipamentos eletrônicos modernos. Encontramos nas aplicações comuns, como aparelhos de uso doméstico, industrial, médico, embarcado e muitos outros. Neles encontramos sensores de pressão, temperatura, movimento, etc.

O LDR é muito utilizado em circuitos eletrônicos onde seja necessário um sensor de luz devido ao seu baixo custo e facilidade de utilização. Por este motivo pode ser facilmente encontrado nas chamadas fotocélulas, medidores de luz, detetores de incêndio ou de fumo, controladores de iluminação, etc.