Onde se aplica o plano inclinado?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O plano inclinado é uma máquina simples que pode ser usada para decompor a intensidade da força que é aplicada em alguma direção. Está presente em rampas, parafusos, cunhas, facas etc. O estudo do plano inclinado envolve o conhecimento de vetores e é uma das mais importantes aplicações das leis de Newton.

Resposta: O plano inclinado é, basicamente, uma superfície plana que tem um de seus lados elevados, formando um ângulo com o chão. Uma rampa ou uma esteira rolante de um prédio, que vai de um andar ao outro, são exemplos de planos inclinados.

Um exemplo de plano inclinado é a rampa. Ela facilita o trabalho de levar um corpo de um nível para outro, mais elevado.

Plano inclinado é a parte da Dinâmica newtoniana que estuda o movimento dos objetos inclinados em superfícies que formam um ângulo com o eixo horizontal, com ou sem atrito. Podemos encontrá-lo em rampas, escadarias, facas, ou seja, tudo que gere um movimento inclinado.

Galileu Galilei

Entre os dez mais votados, encontramos dois experimentos atribuídos ao italiano Galileu Galilei (1564- 1642): o experimento da queda de corpos (segundo colocado) e o experimento do plano inclinado (oitavo colocado).

O plano inclinado talvez tenha sido criado na Grécia antiga para resolver problemas existentes naquela sociedade primitiva. Sem dúvida um dos principais precursores da engenharia foi sábio e filósofo Arquimedes.

Um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.

O objeto apoiado sobre o plano inclinado sofre a ação de uma força que é perpendicular à superfície desse plano e que, portanto, corresponde à componente vertical da força peso.

Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc.

Assim, o agente externo exerce, sobre a caixa, uma força de módulo F1 ao deslocá-la na vertical e uma força de módulo F2 menor ao deslocá-la ao longo do plano inclinado. Por isso, o plano inclinado é considerado uma máquina simples.

Comumente, o termo "máquina simples" refere-se às seis máquinas simples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas: ALAVANCA, ROSCA, PLANO INCLINADO, POLIA (polia fixa e polia móvel),RODA e EIXO.

As rampas são utilizadas para fazer a ligação de um local ao outro que tenha aclive ou declive. Rampas facilitam também a entrada e saída de cargas em veículos, embarcações e aeronaves de carga.

O objetivo principal da calçada e rampa de acessibilidade é possibilitar o acesso de pessoas com deficiência a determinados locais públicos e privados. São bem comuns, por exemplo, em entradas de bancos e prédios governamentais.

Suba com o automóvel até que as rodas dianteiras estejam sobre o prato dianteiro e acione a válvula para a elevação da rampa. Assim, o cavalete se posicionará sozinho no apoio após a alavanca se destravar. Você deverá fechar o ar para que o peso da rampa fique totalmente sobre o descanso.

As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido. Uma máquina simples é um aparelho que altera uma força que lhe é aplicada e não pode ser decomposta em mecanismos mais simples. Isto é, o esforço despendido é menor do que a carga a superar.

A força resultante é a soma vetorial de todas as forças aplicadas a um corpo. De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.

O equipamento funciona gratuitamente, de segunda a sexta, das 6h às 18h. Aos sábados, o funcionamento é das 7h às 13h.