Onde se aplica a probabilidade?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 6 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

As probabilidades são utilizadas para exprimir a chance de ocorrência de determinado evento. Encontramos na natureza dois tipos de fenômenos: determinísticos e aleatórios. Os fenômenos determinísticos são aqueles em que os resultados são sempre os mesmos, qualquer que seja o número de ocorrência dos mesmos.

É algo mais simples do que você imagina: a probabilidade é a área da Matemática que calcula as chances de um evento ocorrer em um certo contexto. Um exemplo prático de probabilidade é aquela clássica pergunta: “Qual a chance de sair um número maior do que 3, ao lançar o dado?”

Há várias aplicações do estudo da probabilidade no cotidiano, um deles ocorre na pandemia de COVID-19, assim como pode ocorrer em outras possíveis futuras pandemias, nela ferramentas da estatística e da probabilidade são utilizadas para prever-se o comportamento da transmissão da doença nas próximas semanas.

A probabilidade ajuda o aluno a compreender os fenômenos da natureza, da vida cotidiana e em sua tomada de decisões. Buscar sempre a melhor maneira de mediar o conhecimento, se torna a melhor arma do professor no momento da aprendizagem. Palavras-chave: Probabilidade, Anos Iniciais, Cotidiano.

Como a estatística está presente em diversas áreas do conhecimento, pode-se afirmar que seu entendimento é muito importante para ser utilizado em todas as disciplinas escolares, e para aplicar em diversas áreas de trabalho como: empresarial, bancária, econômica, agrícola e esportiva, por exemplo.

Objetivos de aprendizagem
Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinado evento nas formas fracionária, decimal e percentual a partir de relações entre experimentos e conhecimentos prévios sobre números racionais e porcentagem.

A função massa de probabilidade, f(x), permite atribuir uma probabilidade a cada distinto valor x de uma v.a. discreta. Exemplo simplista de um mundo não real: se X=0 se «menino» e X=1 se «menina» então f(0)=0.5 e f(1)=0.5.

Na probabilidade eventos certos são eventos que possuem todos os elementos do espaço amostral. Logo, se E = S, ele é o próprio espaço amostral. Exemplo: Lançamento de um dado e ocorrência de um número menor do que 6 na face superior.

O interesse do homem em estudar os fenômenos que envolviam determinadas possibilidades fez surgir a Probabilidade. Alguns indícios alegam que o surgimento da teoria das probabilidades teve início com os jogos de azar disseminados na Idade Média.

O marco do início da Teoria das Probabilidades é considerado com a troca de correspondências entre os estudiosos franceses Blaise Pascal (1623 - 1662) e Pierre de Fermat (1601 - 1665). discussões e uma solução para um problema semelhante ao problema dos pontos (divisão de apostas).

1 esperança, viabilidade, chance, exequibilidade, expectativa, hipótese, perspectiva, possibilidade, promessa.

A análise combinatória está presente também em jogos de loteria, de poker, entre outros jogos de tabuleiros.

Não se atribui o desenvolvimento de uma teoria a Cardano, pois propusera nenhum teorema. A Teoria das Probabilidades surgiu nos meados do século XVII, sendo atribuída sua autoria a Blaise Pascal (1623-1662), juntamente a Pierre de Fermat (1601-1665), ambos matemáticos e amigos de longa data.

33,33%

Veja que os casos favoráveis são os casos que nos interessam – nesse caso, a quantidade de bolas brancas – e casos possíveis representam o total de elementos do espaço amostral. Vamos chamar de A o evento em questão, assim: A chance de tirar uma bola branca é, portanto, de 33,33%.

A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 possíveis. Sendo 3 o número de resultados favoráveis e 6 o número de resultados possíveis.