Onde se acumula a urina?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

bexiga

A urina acumula-se na bexiga à medida que vai chegando dos ureteres. A bexiga aumenta gradualmente de tamanho para acomodar o aumento do volume de urina.

O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. A urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons, e segue então pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada temporariamente.

bexiga urinária

A urina produzida pelos rins são coletada pelos ureteres e armazenada na bexiga urinária.

Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2), que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Complicações. Infecção urinária: Prender o xixi proíbe a limpeza natural da uretra e facilita o aparecimento de bactérias responsáveis pela infecção urinária, além disso a bexiga pode ficar dilatada impedindo o esvaziamento completo, propagando ainda mais a intensidade da infecção até chegar a cistite.

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

A retenção urinária é um problema comum a homens e mulheres, sendo caracterizada pela dificuldade de esvaziar completamente e bexiga. Na maioria dos casos que envolve o sexo masculino, a retenção pode ser sinal de doenças como hiperplasia prostática benigna.

Mas, afinal, quais são as funções dos rins no corpo humano? Sua principal tarefa é filtrar o sangue, ou seja, os rins removem todos os resíduos tóxicos presentes na circulação que são resultantes do metabolismo corporal, como uréia, creatinina e ácido úrico.

A uretra faz parte do sistema urinário, juntamente com os rins e as demais vias urinárias (ureter e bexiga), e termina no pênis ou na vulva. Uretra é o canal que conduz a urina do interior da bexiga para fora do corpo.

O exame EAS é feito com base na primeira urina da manhã, que é a mais concentrada. Com base nela, são analisados o pH da urina e a presença de elementos estranhos – os chamados sedimentos – que podem ser proteínas, nitritos, leucócitos, cetonas, entre outras substâncias.

A urina é produzida nos rins e levada até a bexiga pelos ureteres, espécies de tubos que ligam os rins a esse órgão, onde fica armazenada temporariamente, até ser conduzida para fora pela uretra (ducto ligado à bexiga). A bexiga de um adulto é capaz de armazenar, em média, cerca de 300 mL a 500 mL.

A urina sai para o exterior do corpo através da uretra. A produção da urina é regulada pela região cerebral (hipotálamo) capaz de perceber a concentração sanguínea.

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

A uretra é um órgão que liga a bexiga ao meio externo. Na mulher é exclusiva do sistema urinário, mas, no homem, também faz parte do sistema reprodutor. A uretra é um canal que conecta a bexiga ao meio externo, sendo considerada o último segmento das vias urinárias.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.

Obesidade - com aumento excessivo de peso corporal, o metabolismo demanda filtragem de sangue maior que o costume, sobrecarregando os rins; Hipertensão arterial - em um organismo saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração.

Continuar lendo Onde o ouro se acumula?