Onde são encontrados os cicloalcenos?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Também são chamados de cicloalcenos. Compostos de 3 à 5 carbonos são instáveis. São geralmente encontrados no gás natural, óleo e petróleo.

Os ciclenos estão presentes principalmente em derivados do pretróleo. Eles são basicamente hidrocarbonetos de cadeia fechada, insaturados e com dupla-ligação entre átomos de carbono. Os ciclenos são encontrados no carvão, petróleo, bicombustíveis, plásticos, gás natural, ceras, solventes e óleos.

Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de carbono e hidrogênio) de cadeia fechada que apresentam somente ligações simples entre os carbonos. Os dois ciclanos mais simples (ciclopropano e ciclobutano) são gases em condições ambientes.

Os cicloalcanos possuem ainda mais dois nomes, que são: cicloparafinas e hidrocarbonetos naftênicos, porque são encontrados em parafinas e no petróleo à base de naftênica.

É importante ressaltar que para cada uma dessas classificações podemos encontrar uma fórmula geral, que no caso dos alcanos é CnH2n+2, sendo n o número de átomos. Consequentemente, cicloalcanos são os que também apresentam apenas ligações simples, porém formando um ciclo. Sua fórmula geral é CnH2n.

Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono, de cadeia fechada e com apenas ligações simples.

A nomenclatura dos ciclanos é feita com o uso do prefixo (iniciado por “ciclo” seguido do radical correspondente ao número de átomos de carbono), mais o sufixo ano, que representa as ligações simples entre os átomos de carbono.

São geralmente obtidos a partir do petróleo e, por isso, estão presentes nos seus derivados, como a gasolina, o querosene, o óleo diesel, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás natural, a parafina, a vaselina, vários polímeros, como os plásticos e as borrachas, entre outros.

Ciclenos ou cicloalcenos: cadeias fechadas de hidrocarbonetos com uma instauração. Sua fórmula geral é CnH2n-2.

Quimicamente falando, o petróleo apresenta milhares de compostos diferentes, formando uma mistura muito complexa. Entre os principais componentes estão os hidrocarbonetos que chegam a atingir 98% da composição total (Clark e Brown 1970).

A cadeia principal de um hidrocarboneto é formada de carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente. São largamente utilizados na indústria química, sendo essenciais na produção dos derivados do petróleo: combustíveis, polímeros, parafinas, dentre outros.

O ciclopentano encontra sua principal aplicação como agente de expansão de espuma na produção de poliuretano, que é usado na fabricação de refrigeradores, freezers, etc.

Alguns exemplos bem conhecidos são:

  • o metano, ou gás natural, usado em veículos;
  • o propano e o butano, usados em gás de cozinha;
  • o octano, ou gasolina; o etanol, ou álcool etílico, presente em bebidas e perfumes, entre outros produtos;
  • a propanona, ou acetona.

metano

O principal alcano utilizado no cotidiano é o metano, que é também chamado de gás natural (localizado em jazidas de petróleo), gás dos pântanos (pode ser obtido nas regiões pantanosas pela fermentação da celulose), biogás (é usado como combustível) e gasolixo (pode ser obtido também no lixo, pela decomposição ...

I – Os alcanos são compostos orgânicos constituídos por hidrogênio e carbono. II – São moléculas saturadas, e os átomos realizam entre si ligações do tipo covalente. III – Os alcanos podem ter moléculas de formação estrutural aberta (acíclica) ou fechada (cíclica). IV – Os alcanos formam substâncias insolúveis em água.