Onde são encontradas as coníferas no Brasil?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Ela ocorre principalmente em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mas também pode ser encontrada em São Paulo e Minas Gerais, além de algumas regiões no Paraguai e na Argentina.

Predominante no hemisfério norte, especialmente no Canadá, Groenlândia, Alasca (território dos Estados Unidos), Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria (na Rússia) e Japão, a floresta boreal é um bioma constituído pela taiga — também chamada de conífera.

Ela ocorre principalmente em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mas também pode ser encontrada em São Paulo e Minas Gerais, além de algumas regiões no Paraguai e na Argentina. Encontrada em regiões com altitude a partir de 500 metros, a araucária pode atingir até 40 metros de altura.

Exemplos de coníferas são as árvores do género Pinus, como os pinheiros da europa (P. pinaster, P. pinea, P. sylvestris, etc.), os abetos, os chamaciparis, as sequóias, os cedrus, os ciprestes, as araucárias (pinheiros-do-paraná), etc.

Classe de plantas que, como o pinheiro, produzem frutos em forma de cone.

As coníferas são plantas arbóreas ou arbustivas, ramificadas. São, geralmente, plantas perenes, mas algumas espécies, como as dos géneros Larix e Taxodium são de folha caduca perdendo a folha em cada outono.

São as plantas gimnospérmicas da divisão Coniferophyta (ou Pinophyta), na sua maior parte árvores, mas também arbustos escandentes. Estão presentes nas regiões tropicais e temperadas do planeta, onde são o principal componente da flora alpina e os vegetais capazes de viver mais tempo.

A floresta amazônica distribui-se da seguinte forma: 60% de área no Brasil, distribuídas nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima; 40% de área distribuída pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Existem quatro tipos principais de vegetação no Brasil: as florestas ( Amazônica, Mata dos Pinhais e a Mata Atlântica), Cerrado, Caatinga e os Campos. O Pantanal é um complexo de formações vegetais que abriga florestas e campos.

As principais vegetações do Brasil são Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa. As vegetações do Brasil são caracterizadas mediante a diversidade geográfica presente no país. A Amazônia é a principal vegetação do Brasil.

As coníferas constituem uma ordem de plantas Gimnospermas, as quais se caracterizam por apresentar sementes descobertas e flores pouco vistosas ou quase imperceptíveis, pois carecem de pétalas. Existem mais de 500 espécies de coníferas, a maioria de porte arbóreo e algumas arbustivas.

As coníferas são um grupo de plantas antigas que incluem cedros, abetos, ciprestes, zimbros, kauri, lariços, pinheiros, cicutas, sequóias, abetos vermelhos e teixos. São nossas árvores vivas mais antigas e o prato favorito dos dinossauros herbívoros.

O grupo das coníferas apresenta o maior número de espécies entre as gimnospermas, e nele estão inclusas as araucárias, pinheiros, abetos, píceas, sequoias e ciprestes. Estão localizadas geralmente em regiões frias, formando grandes florestas nas zonas temperadas do hemisfério norte.

É chamada de floresta boreal ou de coníferas por apresentar vegetação densa formada, principalmente, por pinheiros, cedros e abetos. A fauna da Taiga é formada por grandes mamíferos (lobos, ursos, tigres), aves e insetos.

São assim chamadas porque os seus frutos têm a forma de cones ou pinhas.

Taiga: Esse bioma é formado, principalmente, por pinheiros, recebendo, portanto, o nome de Floresta de Coníferas. É também encontrado no hemisfério norte.

Com a fragmentação do supercontinente Gondwana no início do período Cretáceo, há cerca de 145 milhões de anos, as coníferas se estabeleceram nas terras com climas frios ou secos, e solos menos férteis, pois as regiões mais favoráveis passaram a ser domínio das plantas angiospermas.

os micrósporos são os esporos femininos localizados em ramos modificados, que compõem os estróbilos ovulados (ou femininos). antes da polinização, o esporo feminino se desenvolve no interior do óvulo, sofre mitoses e origina um gametófito feminino (2n).

As estruturas reprodutivas têm a forma de cone (estróbilos) em muitas espécies, como nos pinheiros, abetos e cedros, o que originou a denominação de coníferas. Figura 1 – Exemplos de hábitos em Gimnospermas.