Onde são as dores da ATM?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Pessoas com disfunções temporomandibulares podem sentir dor forte ou desconforto, que pode ser temporária ou durar muitos anos. A dor e sensibilidade ocorrem mais comumente na cabeça, na face, região cervical, nas orelhas/ ouvido e nos ombros.

Os principais sintomas são:

  • Som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Edema facial;
  • Enxaquecas fortes e recorrentes;
  • Dores intensas próximo aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

Os sinais da disfunção na ATM podem começar com sensibilidade muscular, dificuldade ou impossibilidade de abrir a boca e ruídos articulares - os famosos estalos. Fique alerta e identifique a complicação o quanto antes.

Para alteração postural da mandibula, precisaremos recuperar a posição de saúde por meio de um tratamento específico que pode levar de 3 a 6 meses, reequilibrando os músculos da cabeça e pescoço, posição fisiológica da mandíbula e a centralidade da cabeça da mandíbula na articulação.

Problemas crônicos na ATM costumam ser classificados como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), também chamada de dor orofacial. Aqui, estão incluídos sintomas como mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca.

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Para dor articular recomenda-se anti-inflamatório Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas. e para dores de origem muscular e articular o Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas é o medicamento de escolha.

mastigação incorreta, má oclusão dentária, mordida cruzada e outros problemas; trauma na região, lesões no maxilar, mandíbula, cabeça ou pescoço e até artrite; problemas na arcada dentária, como dentes tortos ou perda de elementos dentários; maus hábitos, como roer unhas, morder os lábios e outros.

Problemas na ATM

  • Dores de cabeça frequente.
  • Dores constantes no pescoço e na face.
  • Dor de ouvido ou entupimento.
  • Tontura frequente.
  • Estalo ou clique na mandíbula.
  • Som de areia ao abrir a mandíbula.
  • Zumbido frequente.
  • Deslocamento frequente da mandíbula.

A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).

Como é a dor na mandíbula de infarto? A dor na mandíbula associada ao infarto é acompanhada por uma sensação de sufocamento que irradia do tórax para a região do pescoço. Ela também pode afetar o lado interno do braço esquerdo, ambos os lados da mandíbula e o maxilar.

Toda inflamação causa desconforto. Se uma inflamação na ATM não for tratada, causará perda da qualidade de vida do indivíduo, ou seja poderá ter dor ou diminuição na capacidade de alimentar-se, de falar, de bocejar etc. Além de poder agravar o problema. Procure um cirurgião dentista especialista.

ATM: exercícios para ajudar a aliviar os incômodos dessa...

  1. Abrir e fechar a boca. Esse movimento pode ser um pouco complicado caso esteja com essa disfunção, entretanto, é importante fazer devagar para relaxar e alongar a mandíbula. ...
  2. Massagem. ...
  3. Movimentar as bochechas. ...
  4. Falar bem devagar.

Sentir dor no maxilar perto do ouvido pode ser associado ao que chamamos de distúrbios da articulação temporomandibular (DTM).