Onde sai o sangue?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.

Simples: através dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e do coração. Nessa circulação, o sangue é bombeado do ventrículo esquerdo do coração para os capilares (pequenos vasos sanguíneos) dos pulmões.

Cada tipo de vaso sanguíneo desempenha uma função dentro do sistema circulatório. Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo.

O coração funciona como uma bomba, permitindo que o sangue seja impulsionado. As artérias são vasos sanguíneos que levam sangue do coração para o corpo.

O sangue venoso retorna através das veias coronárias, a maioria das quais desemboca no seio coronário (GUYTON; HALL, 2006).

No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo.

O sangue venoso é o mais escuro e rico em gás carbônico, e o arterial que e o mais claro é rico em gás oxigênio.

Os vasos sanguíneos são uma rede de finos tubos que levam o sangue para todas as partes do corpo. Se ramificam e formam as artérias, veias e capilares. - Artérias: são vasos com parede espessa e resistente que saem do coração e levam o sangue para outras partes do corpo.

Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo. Em cada doação, podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue, além de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais.

A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura.

Se um vaso sanguíneo se romper ou for cortado, há um vazamento de sangue que causa uma hemorragia. O sangue pode sair para fora do corpo (hemorragia externa) ou pode fluir para os espaços em volta dos órgãos ou diretamente para o interior deles (hemorragia interna).

A veia transporta o sangue pobre em oxigênio até o coração pelo átrio direito, uma pequena cavidade localizada ao lado do ventrículo direito, para então ser enviado ao processo pulmonar. Este é chamado de sangue venoso. As artérias transportam, através dos ventrículos, o sangue do coração para o resto do corpo humano.

O coração bombeia o sangue. leia mais para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e retira produtos residuais (como dióxido de carbono) dos tecidos.

O sangue humano tem a cor vermelho vivo, ou escarlate, quando é retirado diretamente de artérias pois suas moléculas de hemoglobinas estão quase totalmente ligadas ao oxigênio (94 a 97% de saturação).