Onde resolver problemas com o PIS?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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Pelo telefone na central de atendimento ao trabalhador do Ministério do Trabalho, pelo número 158; Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil. Nesse caso, para capitais e regiões metropolitanas, o trabalhador deve ligar no 4004-0011.

Os trabalhadores podem questionar o não pagamento mediante pedido de recurso nas Superintendências Regionais do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência.

Para obter informações sobre o Abono Salarial, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Previdência, por um destes meios: ALÔ TRABALHO (Disque 158);
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FALE CONOSCO

  1. Assistente Virtual (Chatbot)
  2. Formulário Web.
  3. 0800-7282326.

No geral, o e-mail é trabalho.uf@economia.gov.br, onde “uf” deve ser trocado pela sigla do estado (PE, SP, RS, RJ, AM…) de residência. Depois de formalizar o pedido, o trabalhador tem até o dia 29 de dezembro deste ano para realizar o saque do PIS-Pasep.

Quem faz o pagamento desses recursos é a Caixa Econômica Federal. O calendário do PIS é referente ao ano de 2021 e deve começar a ser pago em 15 de fevereiro de 2023 e vai até 17 de julho, sempre conforme o mês de aniversário. O trabalhador pode receber até um salário de mínimo de abono, que em 2023 será de R$ 1.320.

Para saber se a empresa declarou a RAIS, basta acessar o Portal RAIS e clicar em “Declaração já entregue''. Em seguida, selecione a opção “Consultar Trabalhador'' e coloque o CPF e o código da imagem. Na próxima tela, você conseguirá ver o CNPJ, a razão social da empresa e a situação da declaração.

Os valores a receber variam conforme o período trabalhado e podem chegar até R$ 1.212. Para saber se tem direito aos recursos do programa, o beneficiário deve fazer consultas por meio do telefone 158 ou da internet nos aplicativos Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Não foram encontradas parcelas vinculadas ao CPF informado. Em caso de dúvidas, o beneficiário deverá entrar em contato por meio dos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência. Me ajuda, tem muitas pessoa com esse problema.

Outro possível motivo para o erro é devido uma maior quantidade de acessos geralmente em datas próximas a liberação do abono salarial ou realmente os dados estejam desatualizados junto ao sistema. Portanto, veja mais detalhes e saiba como resolver o PIS não habilitado 2023.

Resposta da empresa
Informamos que devido à enorme demanda de ligações e por termos um número limitado de canais de atendimento simultâneos para atendimento de ligações originadas de todo o território nacional, tem ocorrido um congestionamento das linhas telefônicas nos horários de pico, em geral de 10 às 17 horas.

Informações sobre o tema e outros assuntos trabalhistas podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2113-2810 (WhatsApp), ou pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br.

A Central de Atendimento, que atende no número 158, funciona por meio de atendimento eletrônico 24h por dia e por meio de atendimento humano de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. A ligação realizada de telefone fixo é gratuita.

Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

CAMPO - NÚMERO DE INSCRIÇÃO DO PARTICIPANTE
Para quem já é cadastrado no PIS ou PASEP, preencher informando o nº do PIS / PASEP. 2- O nome do participante, da mãe e do pai devem ser informados sem abreviações. 3- Quem possuir Carteira de Trabalho deverá informar o nº.