Onde reclamar do cachorro do vizinho?

Perguntado por: irebelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 3 votos

Primeiro, se sua cidade tiver um centro de controle de zoonoses (CCZ) e você identificar que o cachorro é vítima de maus tratos, uma ligação para o CCZ pode ser suficiente para resolver a situação.

O serviço de Disque Denúncia Animal, 0800-600-6428 funciona nos 39 municípios da Grande São Paulo. São Paulo conta ainda com os trabalhos da Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais para atendimento às denúncias.

Como denúnciar abuso ou maus-tratos contra animais?

  1. Você pode ir à delegacia de polícia mais próxima de você para efetuar a denúncia pessoalmente;
  2. Podem também ser feitas pelo telefone da central de denúncias do IBAMA: 0800 61 8080 (gratuitamente);
  3. Ou pelo Disque-Denúncia.

Os latidos incessantes de cães acima do nível de ruído permitido em área residencial configuram violação ao direito de vizinhança, por perturbarem o uso tranquilo e sossegado da propriedade residencial, e obrigam o dono do animal a responder por danos morais.

Segundo a referida lei, o desrespeito aos limites de barulho pode ser punido com advertência e multas, que variam entre R$ 20 e R$ 200 mil, de acordo com a gravidade. O estabelecimento que descumpre a Lei do Silêncio pode ainda ser embargado, interditado e até ter cassada sua licença de funcionamento.

-- procure um advogado, explique o caso e peça para que abra um processo pedindo ao juiz que ordene ao vizinho tomar providências para lidar com o latido do cachorro, e pedindo indenização por danos morais e (a depender do caso) danos materiais.

Qualquer barulho de sirene - seja de ambulância ou carro de polícia - faz um som que o cachorro não gosta. Por ser bastante estridente e com uma frequência sonora elevada, esse tipo de ruído deixa a audição canina mais irritada - por isso, muitos cães têm medo ou ficam nervosos ao ouvir sirenes.

Principais técnicas para o cachorro parar de latir

  1. Dê algo para ele se distrair. ...
  2. Faça carinho. ...
  3. Leve-o para passear com frequência. ...
  4. Ignore o latido. ...
  5. Elimine a motivação do cachorro. ...
  6. Treine o seu pet.

O apito ultrassônico para cachorro pode ser um aliado na hora de educar filhotes e tem uma função básica no adestramento de cães: criar uma associação para que o animal tenha um comportamento desejado. O apito pode funcionar bem com cachorros que latem muito ou que não obedecem algumas palavras de comando, por exemplo.

Entre em contato com a polícia pelo serviço telefônico 190. É importante manter a calma, pois o atendente necessita de informações precisas para que possa orientar, de forma correta, o policial que irá ao local do fato.

Muitas vezes, o próprio vizinho, dono do cão, não sabe que seu cachorro late a noite ou quando está sozinho. O ideal é ir conversar com o tutor do cachorro. Mostrar vídeos do animal latindo, demonstrando preocupação com o bem-estar do cão.

Os cães latem por muitas razões: medo, excitação, ansiedade, tédio, como uma maneira de dar algum aviso e, às vezes, simplesmente para chamar a atenção. Ter o cachorro latindo muito pode ser desconfortável, mas esta é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dele.

Existem várias condutas que podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.

Sim, existe multa por latido de cachorro. Porém, não é para qualquer tipo de som, mas aquele constante e alto, que afeta o dia a dia da vizinhança. Ao contrário do que muitos acreditam, é preciso ter cuidado, seja em casa, seja em apartamento.

A melhor forma de como fazer o cachorro parar de latir é voltando a se comunicar de forma mais delicada, observando ele, prevenindo o latido. Se ele está com fome, ofereça a comida antes dele pedir. Se ele quer passear, pegue a coleira aos primeiros sinais.

Em todo caso, fazer um vídeo ou gravar um áudio no momento da perturbação é mais uma forma de provar o desconforto da situação. Você pode compartilhar esse material com os outros vizinhos, verificando se é tão incômodo para eles como é para você, e ter mais testemunhas corroborando com a sua denúncia.

A perturbação do sossego é caracterizada pela ocorrência de barulho capaz de incomodar outras pessoas, especialmente, vizinhos.

Eles podem ser testemunhas, por exemplo. O comunicado escrito ao síndico ou a reclamação no livro de ocorrências também são meio de provas. Se for difícil comprovar o barulho, ainda é possível chamar um tabelião de notas ao edifício.

Alguns dos motivos que levam o pet a escolher o uivado podem ser alerta de perigo, ansiedade por separação, fome, sede, dor ou até mesmo para chamar a atenção de cadelas no cio. Por isso, se estiver se perguntando por que o cachorro fica uivando à noite, deve-se levar em consideração todos esses fatores.