Onde posso vender meu vale-refeição?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

Nesse cenário, é bem comum usar o vale-alimentação em mercados, padarias, mercados de atacado e em açougues.

Entretanto, a prática é criminosa e se enquadra no artigo 171 do Código Penal, tipificada como estelionato. Não só quem compra, mas também quem vende pode ser condenado a cumprir de 1 a 5 anos de reclusão, além de pagar multa.

“O VR é considerado uma verba indenizatória. Portanto, o valor do benefício não é descontado pelo FGTS e INSS do trabalhador, e o empregador tem isenção fiscal em cima desse dinheiro”, explica ele. Essas regras, no entanto, valem apenas para o vale-refeição em forma de cartão de débito ou tickets, por exemplo.

Cosméticos. Mesmo podendo usar o VA em supermercados, é proibida a compra de produtos cosméticos, como esmaltes, shampoos, hidratantes, entre outros, utilizando o benefício.

Basta fazer o login no app VR Estabelecimentos, ir para o menu da “Conta Digital”,clicar em “Transferir” -> Digitar o valor que deseja transferir, preencher os dados do destinatário e clicar em “Confirmar e enviar”.

Acesse o Portal VR com seu login e sua senha. Caso ainda não tenha cadastro no portal, clique aqui. Depois, vá até o menu superior e selecione a opção VR Pague. Caso não tenha o produto habilitado, faça sua solicitação no chat, após fazer o login no Portal VR.

Sim, em toda rede do Banco24horas*. *A disponibilidade de saque depende da habilitação da empresa.

O Projeto de Lei 5021/20 permite que tanto o vale-refeição como o vale-alimentação sejam utilizados em supermercados e restaurantes, indiscriminadamente.

Dessa forma, o vale-refeição permite que o colaborador se alimente nas proximidades da empresa. Já o cartão alimentação serve para fazer compras em supermercados, açougues e outros locais credenciados. Assim, toda a família do funcionário é beneficiada, auxiliando todos a ter uma alimentação mais saudável.

De todos os cartões de alimentação ditos até agora, o Ticket talvez seja o mais popular deles. A marca é muito popular e é muito difícil não encontrar um adesivo da empresa nos balcões ou vitrines de bares, restaurantes e lanchonetes.

R$ 14,84

Fica estipulado o valor mínimo de R$ 14,84 (quatorze reais e oitenta e quatro centavos)por dia efetivamente trabalhado, a título de vale refeição.

Lembrando que, por Lei (Portaria nº. 03, de 1 de março de 2002), o vale-alimentação não pode ser utilizado para comprar itens que não sejam alimentos, nem bebidas alcoólicas ou cigarros. O estabelecimento que for flagrado aceitando o benefício para esses fins está sujeito a sofrer as respectivas punições.

Segundo ele, as taxas do VR e VA são em média de 4,7% por transação, enquanto as do cartão de crédito, por exemplo, são de 2,53%.

O vale-refeição é aceito em restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias e bares que servem refeições. O que NÃO PODE ser comprado com o benefício de vale-refeição: - bebidas alcoólica e cigarros; - alimentos ou qualquer outro produto no supermercado.

O vale alimentação é voltado a compras de alimentos não perecíveis, sendo aceito em supermercados, mercadinhos, açougues e até mesmo algumas padarias, mas não pode ser utilizado em restaurantes.

Resumidamente, a resposta é não, os mercados não recebem esse benefício como uma forma de pagamento. Isso porque o vale-refeição é destinado a alimentos já prontos para o consumo, e os mercados não estão na lista de estabelecimentos classificados pela CNAE.

Como dito anteriormente, o vale refeição é um benefício destinado exclusivamente para a compra de refeições prontas. Dessa forma, mercados não aceitam vale refeição.

VA e VR serão utilizados apenas para alimentos
Com a proibição, quaisquer produtos que não sejam do gênero alimentício podem ser barrados. Por exemplo: é vedado o uso do benefício para a compra de bebidas alcoólicas e cigarros, ainda que esses sejam vendidos por supermercados.