Onde posso reclamar de um professor?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A ouvidoria do Ministério da Educação tem como principal objetivo estreitar as relações entre cidadão e Estado. Através do e-OUV (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal), é possível apresentar denúncias, elogios, solicitações, sugestões e reclamações – a serem analisadas pela equipe.

As denúncias podem ser registradas na central de atendimento do MEC pelo número 0800 61 61 61, de segunda à sexta-feira das 8h às 20h.

Telefone de atendimento: 0800 616161 1º opção 5, 2º opção 4.

  • 1 – Tratar mal seus alunos. ...
  • 2 – Obrigar os seus alunos a participarem ativamente da aula. ...
  • 3 – Não se atualizar. ...
  • 4 – Não mostrar a importância do conteúdo. ...
  • 5 – Não estabelecer objetivos.

Com o intuito de detectar e sanar irregularidades na área educacional da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) implantou em 2003, um serviço telefônico de Disque-Denúncia, que funciona pelo número 0800-647-1080.

São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

Constrangimento a aluno em sala de aula – responsabilidade civil da escola – dano moral. O constrangimento causado a aluno por professores que o expõem a situação humilhante em sala de aula enseja a responsabilização da escola por danos morais.

Sim, cabe um processo de dano moral contra a universidade, pelos atos de seus funcionários ou prepostos. O importante é fazer a prova do ato ilícito perpetrado pelo preposto e o nexo de causalidade com o dano extrapatrimonial.

Há algum tempo surgiu o boato de que o MEC estaria realizando atendimentos via What's App, entretanto, assim como afirmou a pasta, isso é uma fake news. Os únicos canais de atendimento do ministério são: Central de atendimento: (0xx 61) 0800 616161.

1º passo: Conversar com o(a) agressor(a). 2º passo: Fazer uma denuncia formal à ouvidoria da Seed e/ou nos Núcleos Regionais. 3º passo: Fazer um requerimento administrativo relatando a situação e pedindo providências para o Secretário de Educação e/ou chefe de Recursos Humanos. 5º passo: Entrar com uma ação na Justiça.

Entre em contato com a polícia pelo serviço telefônico 190. É importante manter a calma, pois o atendente necessita de informações precisas para que possa orientar, de forma correta, o policial que irá ao local do fato.

Através do link https://wa.me/c/555136628650, você pode entrar em contato diretamente com a secretaria quando necessário.

Portal do MEC, agora, é gov.br/mec.
Encontre notícias, serviços, programas e conteúdos institucionais do Ministério da Educação.

Sugerimos dirigir sua consulta à Central de Atendimento do MEC-Ministério da Educação, como segue: Cartas: Caixa Postal 6242, Brasília, DF - E-mail: falabrasil@mec.gov.br.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

A Lei nº 5.531 cria medidas de proteção para o professor, servidor e empregado da educação e assegura a autoridade desses profissionais na sala de aula.

Se estiver lidando com um professor desse tipo, você deve tentar ajustar sua atitude e encontrar uma forma de fazer o seu professor percebê-lo de outra forma. No entanto, se você sente que tentou de tudo e que o seu professor ainda está sendo mau, então você deve falar com seus pais para agir.