Onde posso mandar analisar um medicamento?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Laboratório de análise de produtos

  • Secretarias estaduais e municipais;
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

1 – VERIFIQUE SE A FARMÁCIA É AUTORIZADA PELA ANVISA
Uma farmácia de manipulação de confiança deve ser certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a ANVISA, garantindo que os processos sigam as suas rigorosas regras, que os medicamentos sejam produzidos em local adequado e livre de contaminações.

Todo medicamento deve trazer a informação da composição na embalagem. Normalmente é colocada uma informação simplificada indicando o princípio ativo e a quantidade por unidade. As informações completas sobre todos os ingredientes podem ser encontradas na bula do medicamento.

De acordo com a Portaria nº 467 do Ministério da Saúde, publicada em 20 de março de 2020, para validar a receita digital o médico deve ter certificado digital credenciado pela ICP-Brasil. O farmacêutico também precisa da certificação para informar a dispensa dos medicamentos e para invalidar a prescrição.

Serviço está disponível no portal da Anvisa. A Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.

O laudo médico é o documento no qual é detalhado uma descrição completa dos elementos encontrados em um exame. Como é um arquivo oficial, a linguagem utilizada deve ser técnica. É por meio desse documento que o médico registra suas hipóteses diagnósticas, resultados de exames e diagnóstico, quando possível.

O termo emissão de laudos se refere ao processo de elaboração e entrega desses documentos – o que, na telemedicina, ocorre com o auxílio da internet e de uma plataforma específica.

Os laudos não podem ser confundidos com a certificação ABNT. Eles não possuem o relatório de conformidade com a norma. Além disso, a empresa não precisa passar por auditorias no seu processo produtivo para receber o laudo. Portanto, atestam apenas as informações sobre determinado produto, e não todo o lote fabricado.

Farmácias de manipulação: perguntas e respostas — Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

EXIJA SEMPRE A NOTA FISCAL da farmácia ou drogaria. Nela deve constar, além do nome do medicamento, o número do lote. GUARDE COM VOCÊ a nota fiscal, a embalagem e a cartela ou frasco do medicamento que está sendo usado. Eles são seu comprovante, em caso de irregularidade, para você poder dar queixa.

1º lugar - Mônica. A farmácia Mônica possui 27 lojas na Grande Vitória, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim, tem laboratório próprio, e atua nas áreas de drogaria e manipulação.

Para consultar o registro de medicamentos na Anvisa, primeiro você deve acessar o site oficial da Agência. Lembre-se que existem outros sites que criam sistemas paralelos, então verifique se você acessou a página oficial da Anvisa.

Todo medicamento verdadeiro tem uma tarja na lateral que ao ser raspada com um metal reage e revela a logo do laboratório produtor e a palavra “qualidade”. Os remédios falsificados não apresentam essa tarja. Além disso, a embalagem deve estar lacrada e a rotulagem precisa estar em português.

A rotulagem dos medicamentos contém informações que possibilitam a identificação do medicamento durante sua dispensação e uso, o armazenamento adequado dos produtos, o rastreamento do medicamento da sua fabricação até o consumo, bem como orientações quanto ao uso seguro do medicamento.

Podemos dizer, que a validação de processos é um conjunto de estudos que comprovam, por meio de testes, que um procedimento, equipamento, processo, sistema ou material realmente funciona, ou seja, é seguro e possui reprodutibilidade comprovada.

Saúde e Vigilância Sanitária

  1. Realizar o peticionamento no portal da Anvisa no site. Acesse o site. ...
  2. Submeter os documentos requeridos pelo check-list de instrução do código de assunto respectivo ao peticionamento escolhido. ...
  3. Acompanhar andamento do processo.