Onde posso levar um gato abandonado?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A Catland é uma ONG que resgata gatos em situação de risco, maus tratos e abandono nas ruas desde 2012 e hoje mantém cerca de 300 animais divididos entre sede e lares temporários. Já ajudou mais de 5.000 gatinhos desde que abriu as portas.

O melhor ambiente para o gato é, sem dúvida nenhuma, a casa dele. Os gatos estressam muito quando têm de sair de casa. O mais provável é que quando quando chegue num local desconhecido, o gato tente fugir o mais rápido possível de lá.

Quais são os principais sites para adotar animais?

  • Cão Sem Dono. No momento, a ONG mantém dois abrigos com mais de 370 animais que ficam sob o cuidado de veterinários. ...
  • Adote Um Focinho. ...
  • Procure 1 Amigo. ...
  • Pet Feliz. ...
  • Ampara Animal. ...
  • Clube dos Vira Latas. ...
  • Amigo Não Se Compra.

O que fazer se encontrar um gato abandonado?

  1. 1- Se possível, leve-os ao médico-veterinário. ...
  2. 2- Use e abuse das redes sociais. ...
  3. 3- Enquanto isso, ofereça tudo o que o gato abandonado precisa. ...
  4. 4- Observe o comportamento do gato de rua. ...
  5. 5- Que tal adotá-lo?

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Alumínio é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

Por conta de sua independência, uma dúvida fica no ar: por quanto tempo um gato lembra do dono? Devido à capacidade cognitiva do felino e o vínculo criado entre tutor e pet, os gatos lembram de seus donos ao longo de toda a vida.

Os bichanos são sociáveis e buscam alguém para conviver. Como mostrou a pesquisa, eles costumam se sentir protegidos com humanos. Assim, os gatos escolhem seus donos por se sentirem confortáveis e por receberem boas condições de vida.

12 – 18 anos

Doação de gatos | Confira 8 ONGS onde você pode adotar e doar...

  1. Cão Viver.
  2. Quatro Patinhas.
  3. Confraria dos Miados e Latidos.
  4. AMPARA Animal.
  5. Patas Dadas.
  6. Move Institute.
  7. Projeto CEL.
  8. RockBicho.

Facebook – Instagram: procure grupos em seu bairro/região usando palavras chave como “doar animal”; “amigos dos animais”; “Lar Temporário”, etc. E ainda Twitter; blogs; sites de protetores independentes; ONGs.

Onde doar cachorro: procurar um lar seguro é o seu dever
Antes de colocar cães para doação, é importante pesquisar bem para que seu bichinho encontre um lar o mais rápido possível e não fique à mercê do abandono. Uma boa forma de fazer isso é divulgar que você tem um cachorro para doar em grupos de amigos e conhecidos.

  • Polícia Militar:190.
  • Disque Denúncia:181.
  • IBAMA (no caso de animais silvestres) - Linha Verde: 0800 61 8080. www.ibama.gov.br/denuncias.
  • Safer Net (crimes de crueldade ou apologia aos maus-tratos na internet): www.safernet.org.br.

Entre em contato com ONGs e agências defensoras dos direitos dos animais para saber sobre a possibilidade de eles também ajudarem na divulgação. Distribua cartazes para serem afixados no elevador do seu condomínio, em pet shops e clínicas veterinárias.

É comum que esses animais não vivam muito tempo nas ruas, pois podem acabar sendo atropelados ou envenenados por pessoas mal intencionadas. Sem um tutor para oferecer os cuidados corretos, gatos abandonados acabam morrendo. O mesmo vale para gatos domésticos que têm acesso à rua.

Os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia. É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros.