Onde posso descartar colchão usado?

Perguntado por: ogentil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Você pode conferir todos eles através do site da Prefeitura de São Paulo. Lá, caso o colchão esteja em boas condições, será doado para instituições carentes e, caso não possa ser reutilizado, se tornará enchimento de almofadas.

Os colchões também são aceitos nos Ecopontos da Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo, e levados para lixões.

Uma opção é doar para o Exército da Salvação é uma das entidades que retiram colchões em bom estado para repassar às pessoas que precisam. Você também pode doar para amigos e vizinhos. Pergunte ao seu porteiro se ele conhece alguém interessado. Um lembrete é que você higienize o colchão antes da doação.

Sempre que você se deita no colchão sente a pele formigar e uma irritação na pele e nos olhos além de crises de espirro e pigarros… Então, estes podem ser sintomas da presença de ácaros no seu colchão!

Presença de ácaros, mofo e umidade
Quanto mais antigo o colchão, maior a probabilidade de o produto servir para proliferar bactérias e ácaros em seu interior, um fator que prejudica consideravelmente a qualidade do sono e pode desencadear crises alérgicas em pessoas com problemas respiratórios já existentes.

Os colchões são objetos grandes, volumosos e nem sempre fáceis de jogar fora. Se deseja se livrar de um, você pode envolvê-lo em um plástico e colocá-lo na caçamba da rua ou desmembrá-lo para colocar dentro de sacos de lixo.

A técnica de rodízio ou giro de colchão é simples: basta girar o colchão, de forma que o lado dos pés e da cabeça se invertam. Ou seja, onde você costumava colocar os pés, agora se tornará a cabeceira e vice-versa.

A espuma pode ser reutilizada ao ser triturada e transformada em bases de carpete, entre outros. Já as molas, o fio de aço pode ser reaproveitado, uma vez que esse material é continuamente reciclável, sem perda de desempenho.

Não devem ser descartados: Lixo domiciliar comum, lixo eletrônico, pilha, óleo, material hospitalar ou industrial.

Os Ecopontos são espaços adequados para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.

“O que não pode é passar esse tempo todo”, comenta. O prazo para a reclamação de defeitos e problemas é de 90 dias. “Se deu defeito e como o colchão é um bem durável, o prazo é de 90 dias para reclamar, a partir da data da compra. Tem que considerar também o certificado de garantia.

A Ecoassist, empresa especializada no Descarte Ecológico de lixos eletrônicos, móveis e demais resíduos, trabalha com o descarte de colchões velhos e usados também. Entre em contato e peça um orçamento através do número do WhatsApp ou pelo e-mail contato@ecoassist.com.br.

Veja lista de entidades beneficentes que retiram doações a...

  • EXÉRCITO DA SALVAÇÃO. A instituição internacional mantém no Brasil centros de educação infantil, abrigos para menores em situação de risco e para idosos, entre outras atividades. ...
  • BAZAR UNIBES. ...
  • LIGA SOLIDÁRIA.

2) Colchões
Colchões usados podem ser um prato cheio para bactérias, pulgas e percevejos, o que torna a compra do objeto de segunda mão arriscada. Isso porque todo colchão tem uma vida útil que varia entre cinco e dez anos.

Se sua dúvida é como acabar com ácaros no colchão, o nosso conselho é sempre utilizar capas antiácaros. Mas, se você quiser eliminar o ácaro já existente, você pode primeiramente passar um aspirador de pó no colchão e depois polvilhar bicarbonato em cima e deixar agir por algumas horas e por fim retirar com aspirador.

A maioria das picadas de ácaros causa algum tipo de dermatite pruriginosa; o prurido das picadas dos bichos-de-pé é muito intenso.

Os sintomas de uma alergia causada por um ácaro podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, os mais comuns são:

  1. Irritação no nariz, olhos ou garganta.
  2. Coceira e/ou prurido nos ouvidos e no nariz.
  3. Coriza.
  4. Secreção nasal transparente ou amarelada.
  5. Espirros.
  6. Lacrimejamento dos olhos.

10 anos

A vida útil de um colchão é aproximadamente 10 anos. A vida útil exata de um colchão depende de vários fatores, nomeadamente o tipo de material, a qualidade dos mesmos e o uso do colchão. O tipo de material pelo qual o colchão é composto determina em grande parte o tempo que um colchão pode durar.

Vinagre branco e água
Para eliminar até 87% dos ácaros, misture 100 ml de vinagre branco com 2 litros de água e, com a ajuda de um pano, passe no sofá, tapete, persianas, almofadas e demais objetos de tecidos da sua sala.

Como limpar colchão

  1. Polvilhe o bicarbonato sobre a superfície do colchão. ...
  2. Aguarde 30 minutos. ...
  3. Remova o bicarbonato com um aspirador de pó ...
  4. Faça uma solução com desinfetante. ...
  5. Passe a solução por todo o colchão com o auxílio de um pano. ...
  6. Deixe o colchão secar completamente antes de arrumar a cama novamente.