Onde podemos encontrar Xeromorfismo?

Perguntado por: lgomes2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

As plantas xeromórficas ocorrem nos desertos, tanto nos quentes (como no Saara) quanto nos frios (como na Patagônia), nas savanas, cerrado, caatinga, pantanal, alpes e até mesmo em ambientes de grande umidade tais como as florestas tropicais.

As raízes de muitas espécies aprofundam-se muito, o que permite a abertura dos estômatos durante o dia todo. Portanto, atualmente, acredita-se que as plantas do Cerrado apresentam um falso xeromorfismo (o que é chamado de pseudoxeromorfismo).

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

O Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional.

Os tecidos de revestimento são a epiderme e a periderme (súber, felogênio e feloderme). A epiderme é constituída por uma camada de células vivas intimamente ligadas e clorofiladas.

Flora da Caatinga
A perda das folhas é uma adaptação para reduzir a perda de água por transpiração e raízes bem desenvolvidas aumentam a capacidade de obter água do solo.

Pneumatóforos: extensões do sistema radicular que crescem contra a gravidade (geotropismo negativo), para fora do solo. São encontradas em plantas que vivem em solos pobres em oxigênio, como manguezais, e atuam garantindo a aeração adequada ao vegetal.

As plantas são classificadas como C3, C4 ou CAM conforme os mecanismos fotossintéticos utilizados. A transformação do CO2 atmosférico em açúcares no ciclo C3 foi elucidada por Calvin & Benson, na década de 50.

bioma Pantanal

O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga.

A maior parte dos rios da Caatinga é intermitente, ou seja, trata-se de cursos de água que secam durante o período de estiagem. Essa característica é resultante do clima Semiárido da região, em especial, pela pequena ocorrência e distribuição concentrada de chuvas ao longo do ano.

Amazônia

Amazônia concentrou 59% da área desmatada em 2021
Os números não deixam dúvidas de que a Amazônia foi a grande frente de supressão da vegetação nativa do Brasil nos últimos três anos. Dados mostram que esse bioma concentrou 59% da área desmatada e 66,8% dos alertas de desmatamento em 2021.

Amazônia

Está presente em quase metade do território brasileiro e em mais oito países da América Latina.

  • Amazônia. O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. ...
  • Mata Atlântica. O Bioma Mata Atlântica ocupa aproximadamente 13 % do território brasileiro. ...
  • Cerrado. O Bioma Cerrado ocorre principalmente no Planalto Central Brasileiro e ocupa aproximadamente 24% do território brasileiro. ...
  • Caatinga. ...
  • Pampa. ...
  • Pantanal.

O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e o mais antigo de todos, com aproximadamente 65 milhões de anos.

Floresta Amazônica

Bioma Amazônia O Bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território.

São sete os principais biomas mundiais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto. Os biomas são ecossistemas terrestres com vegetação característica e um tipo de clima predominante. Esses aspectos dão ao bioma o seu caráter geral e único.

O epitélio de revestimento é encontrado na parede de cavidades internas e externas de órgãos, geralmente de superfícies úmidas – cavidade nasal, oral, tubo digestivo, útero-. Os epitélios de revestimento classificam-se a partir de dois princípios: número de camadas celulares e formato dessas células.