Onde plantar pé de laranja?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 17 votos

Para plantar laranja, o solo recomendado deve ser arenoargiloso, profundo, com alta fertilidade, boa drenagem e pH entre 5 e 6. Além disso, devem ser realizadas adubações orgânicas sempre na primavera e no verão. No segundo ano após o plantio, abaixo da copa, surgem brotações, que devem ser removidas.

A época de plantio das mudas de laranja ocorre no início das chuvas. Entretanto, em pomares irrigados, o plantio pode ser realizado ao longo do ano. Os dias nublados são bastante favoráveis para o pegamento das mudas. Estas devem ser plantadas em covas com colo a cinco centímetros do nível do solo.

A melhor época para plantar laranjeira é no início dos períodos marcados por chuvas intensas. No entanto, caso haja um sistema de irrigação eficiente no seu pomar, o cultivo pode ser realizado em qualquer período do ano. Vale dizer, no entanto, que o pegamento das mudas tem melhor efeito em dias nublados.

A adubação também é importante para o desenvolvimento da árvore e deve ser feita a cada dois meses. Não se esqueça da poda para as partes mais saudáveis da planta se desenvolverem melhor. Se for bem cuidada, a muda de laranjeira cresce e começa a dar frutas após cerca de três anos de cultivo.

Com copa densa, arredondada e de folhas de textura firme, os pés são de porte médio e podem atingir até 8 metros de altura.

Laranja Hamlin
Por essa razão, mesmo que não seja tão suculenta, tem um ciclo mais rápido e é bastante procurada pela indústria de sucos concentrados para suprir o mercado na entressafra de outros cultivares.

Em condições de clima subtro- pical, o consumo anual de água da laranja valência varia, conforme o ano, de . 7 a 6.0 0 l árvore- , sendo o consumo médio de plantas adultas e sadias de 50 a 90 l planta- dia- , no inverno, e de 90 a 50 l planta- dia- , no verão.

O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso.

O local do plantio deve ser protegido de ventos fortes e receber bastante luz solar. O solo apropriado é aquele bem drenável e rico em matéria orgânica. As espécies de árvores frutíferas para ter em casa são muitas e com toda essa variedade, é possível cultivar um pomar pertinho de você!

Essas rachaduras são causadas por alterações climáticas. Condições extremas de seca ou de chuvas aceleram o desenvolvimento do fruto, em relação ao da casca, provocando a rachadura.

A laranjeira é uma árvore cítrica sempre-verde com uma vida produtiva de 50-60 anos. Algumas árvores bem cuidadas de laranja podem viver até 100 anos ou mais.

O plantio das mudas de laranja deve ser realizado em covas com dimensões de 40 cm x 40 cm x 40 cm, com espaçamento de 6 a 8 metros entre as plantas. O ideal é que o plantio seja feito no início da estação chuvosa, para que as mudas possam aproveitar a umidade do solo.

As laranjeiras possuem certas necessidades de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. Alguns microelementos também são necessários (ferro, boro, magnésio, alumínio, manganês, zinco e cobre).

Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.

É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.

laranja-pera

A laranja-pera, produzida em larga escala e de maneira contínua por todo o ano (leve redução nos meses de inverno), é a mais comum de ser encontrada em feiras e mercados.

A boa notícia é que não há muitos segredos em relação a esse tema. O espaçamento entre linhas deve oscilar entre 6 e 7 metros e o espaçamento entre plantas deve variar entre 2,5 e 3,5 metros. Sobre o solo, é recomendado contar com o areno-argiloso, pois ele não é ralo e nem é fácil de encharcar.