Onde pesquisar os projetos de lei?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Portal da Câmara dos Deputados.

É o nome dado ao projeto de lei aprovado pela Câmara, que é enviado, nos cinco dias úteis após concluída a redação final, ao prefeito para sanção ou veto.

Na página Legislação no Portal da Câmara dos Deputados pode ser encontrada toda a legislação federal em texto acessível (formatos HTML, PDF, DOC, E-book). As mesmas leis estão disponíveis também em coletâneas separadas por tema na Edições Câmara e na Biblioteca Digital.

A busca rápida pode ser facilmente acessada na home, bem no centro da página. No menu principal, na parte superor da tela, a aba "Atividade Legislativa" também dá acesso ao conteúdo. A consulta rápida é um menu localizado em uma caixa na parte central da página inicial, sob o título “Legislação e Proposições”.

Para procurar um decreto, lei ou outro ato normativo, você deve usar o formulário de pesquisa simples ou o de pesquisa avançada. Você pode escolher o número de resultados que aparecerá por página no campo Qtde Docs.

Ele tem quatro principais atribuições: representar (os eleitores e a comunidade), legislar (em defesa do bem comum), fiscalizar (a aplicação do dinheiro público) e assessorar (encaminhamento de indicações ao prefeito e secretários municipais).

São 10.204 leis ordinárias, 105 leis complementares, 5.834 medidas provisórias, 13 leis delegadas, 11.680 decretos-leis, 322 decretos do governo provisório e 5.840 decretos do poder Legislativo.

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que tenta reeleição no pleito eleitoral de 2022, em 27 anos enquanto parlamentar na Câmara dos Deputados, aprovou apenas dois projetos de lei, dos 170 apresentados.

Assinaturas: para que seja considerado valido, o projeto de lei precisa ser assinado por, no mínimo, um décimo dos membros da Câmara dos Deputados (171 assinaturas) ou do Senado Federal (27 assinaturas).

De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

O Plenário, reunindo todos os representantes eleitos dos cidadãos, é a instância máxima de debate e deliberação. Pode propor novas emendas, que devem voltar às Comissões para serem também analisadas, de modo a produzir o acordo político entre as propostas e, finalmente, aprovar ou rejeitar a proposição através do voto.

Um projeto de lei ordinária – que é o tipo de proposição legislativa mais comum – para ser aprovado deve contar com os votos favoráveis da maioria dos Deputados e Senadores, desde que pelo menos a metade do total deles participe da votação.

Quando um projeto está na sua fase de avaliação, é feito o estudo da sua viabilidade para que a empresa consiga enxergar se deve levá-lo adiante. Para isso, a empresa deve levar em consideração diversos aspectos para entender se ele é executável (exequível).

O monitoramento de projetos é feito através da comparação entre o desempenho real e as metas definidas. Ou seja, mede os detalhes relacionados aos projetos (orçamentos, cronogramas, escopo, etc.) em relação às suas metas. Assim, garante que você esteja no caminho certo.

Encerramento
O encerramento é a última fase de um projeto. É nessa etapa em que ele é aceito e encerrado. Sendo assim, é preciso que o cliente assine o termo de aceite do projeto, para formalizar o seu encerramento.

O texto de todas as leis editadas no país desde 1808 e a íntegra da Constituição Federal de 1988 estão disponíveis no portal da Câmara. Nesse ambiente, também é possível pesquisar a legislação interna da Casa, como o Regimento Interno da Câmara, atos da Mesa e resoluções.

Home — Portal da Legislação.