Onde pegar formulário para remédio de alto custo?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Se ele não o fornecer, o formulário deve ser solicitado na unidade de saúde próxima ao local onde o paciente mora para que o médico preencha as informações necessárias.

Os campos de 1 a 17 são de preenchimento exclusivo e obrigatório do médico solicitante.

Para ter acesso ao programa é preciso realizar um credenciamento nas farmácias participantes do Farmácia Popular. Para isso, tenha em mãos um documento oficial com foto e número do CPF e receita médica.

Para isso, o remédio precisa ser considerado de alto custo, ou seja, um único medicamento representar mais que 70% do salário mínimo na data da compra e o tratamento todo deve superar esse valor.

LME - Laudo de Solicitação de Medicamento Especializados - Eletrônico.

O que é a tabela LME? LME é uma sigla que significa London Metal Exchange e é considerada hoje uma das fontes mais seguras e confiáveis em cotação de metal do mundo. Os indicadores são atualizados diariamente e pela tabela é possível conferir as médias da semana e do mês com os valores e variações de cada produto.

Na ficha de cadastro de pacientes é essencial ter preenchido as informações básicas como nome, telefone, endereço, e-mail, RG, CPF e planos de saúde. Isso facilitará os processos burocráticos, administrativos e financeiros da sua clínica ou hospital.

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas.

CADASTRE-SE NO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR.
O programa ainda oferece outros remédios com preços até 90% mais baixos. Basta ir a uma farmácia credenciada, apresentar a identidade e a receita, que não necessita ser de um médico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para mais informações sobre o acesso a medicamentos no SUS dirija-se até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Como usar o 'Remédio Agora'
É necessário ter acesso à internet para utilizá-lo. Depois de instalar o aplicativo, a pessoa deve cadastrar dados pessoais, como número do cartão SUS, data de nascimento e e-mail (não é obrigatório).

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.313, de 2022, que permite ao Sistema Único de Saúde (SUS) receitar e aplicar remédios com indicação de uso diferente da aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O preço do cobre ficou em US$ 361,8 por libra nesta sexta-feira, o menor valor desde fevereiro de 2021, informou a Comissão Chilena de Cobre (Cochilco) do Ministério de Minas. O metal é o principal produto de exportação do Chile.

Porém para a entrega do medicamento o usuário do sistema de Saúde precisa apresentar o documento oficial junto do Cartão SUS! Portanto não se esqueça! Ao retirar um medicamento em nossa farmácia leve o seu cartão SUS!

Desde que apresente a receita médica e o Laudo de Medicamentos Excepcionais (LME) fornecido pelo médico, o paciente pode fazer a solicitação do medicamento pelo SUS gratuitamente. Isso também se estende aos remédios que são considerados básicos ou estratégicos, que não são de alto custo.

FICHA ATENDIMENTO INDIVIDUAL
O preenchimento poderá ser realizado pelos profissionais de nível superior do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família, consultório na rua (CnR) e profissionais de nível superior da equipe de Atenção Básica, com exceção do cirurgião dentista, cuja ficha será própria.

Nº do Cartão SUS, Responsável Familiar*, Nome Compelto*, Data de Nascimento*, Sexo*, Raça/Cor*, Nome Completo da Mãe* (ou selecionar desconhecido); Nacionalidade*; Município e UF de Nascimento*: são itens com preenchimento obrigatório. Os campos deste bloco mapeiam as condições sociodemográficas do invidíduo.