Onde passa a veia venosa?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A parte mais importante do transporte de retorno nas pernas é realizada pelas veias profundas da perna que atravessam os músculos. O resto do sangue retorna através de veias superficiais da perna, que passam do calcanhar até a parte oca do joelho ou da virilha, onde se conectam com as veias profundas da perna.

As veias levam de volta ao coração sangue proveniente de todos os órgãos do corpo. As artérias transportam o sangue com oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.

O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.

O sangue venoso segue a parte venosa da Grande circulação até atingir no coração a aurícula direita, o ventrículo direito, as artérias, arteríolas e capilares pulmonares. Nos alvéolos pulmonares o oxigênio do ar respirado, novamente por difusão, passa ao sangue, transformando-o em sangue arterial.

Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.

veia safena magna

Nós possuímos em cada perna, duas veias safenas; uma que se inicia na parte interna do pé e vai até a virilha e recebe o nome de veia safena magna ou interna e outra que se inicia também no pé, mas na parte posterior, e vai até a dobra do joelho, chamada de veia safena parva ou externa.

A circulação venosa começa onde termina a circulação arterial. Microcapilares arteriais deixam o sangue carregado de oxigênio nos tecidos periféricos, onde ele é consumido, e microcapilares venosos recolhem o sangue carregado de gás carbônico.

veia cava superior

A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

São as principais veias: basílica, cefálica, do dorso da mão, parva, safena magna e medianas do antebraço e cotovelo. É necessário também que se verifiquem os nove certos na administração medicamentosa, de acordo com o protocolo de segurança na administração de medicamentos do Ministério da Saúde.

As veias podem ser classificadas de acordo com seu calibre em: pequenas, médias e grandes.

veia safena magna

A função da veia safena magna é levar o sangue do membro inferior em direção ao coração, quando ela está doente, perde a sua função e não consegue conduzir o sangue (ou faz com muita dificuldade) em direção ao coração.

A veia braquial comum (VBC) é formada a partir da união de duas outras veias (veia braquial lateral e veia braquial medial). Origina-se no braço e constitui uma importante via de circulação colateral do membro superior, unindo o braço à axila8-13.

O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen.

Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares.