Onde palpar os pulsos?

Perguntado por: acortes3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Este pode ser melhor examinado da seguinte forma: o examinador se posiciona à direita do paciente, com a mão esquerda flexiona o antebraço do doente até 90 graus em relação ao braço, e com o polegar da mão direita palpa-se a topografia logo acima da prega do cotovelo do paciente.

PULSO – TERMINOLOGIA
Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos. Taquisfigmia: pulso acelerado.

Pulsos Periféricos
É recomendável a palpação dos pulsos superiores, o radial e o braquial, e dos inferiores pedioso, poplíteo e tibial posterior. Outros pulsos são palpáveis e aconselháveis para palpação em casos específicos, como o femural em casos de emergência.

Olá, no pulso a artéria que palpamos é a radial, enquanto a artéria que aferimos a pressão arterial é a chamada braquial.

Quais são os sinais vitais?

  • Frequência cardíaca.
  • Frequência respiratória.
  • Pressão arterial.
  • Temperatura.
  • Comece pela temperatura.
  • Tome a pulsação.
  • Siga para a Frequência Respiratória (FR)
  • Meça a pressão arterial.

No Caminho da Enfermagem
A frequência cardíaca pode ser verifcada por meio da ausculta do pulso apical, encontrado no quinto espaço intercostal esquerdo na linha hemiclavicular, ou da visualização do monitor/cardioscópio, caso o paciente esteja monitorado.

A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista. O especialista ressalta que evitar as arritmias ainda é a melhor maneira de impedir morte súbita ou derrames causados pela doença. Mas, como prevenir o distúrbio e manter o coração no ritmo?

Pulso carotídeo:
Tal pulso é palpado, colocando os de dedos do examinador sobre a laringe, descendo até a artéria carótida. Assim, ele palpará com os dedos entre a laringe e a margem anterolateral do músculo esternocleidomastóideo. Em casos de acidente, devemos utilizar esse pulso.

É importante lembrar que os dedos que devem ser utilizados para medir os batimentos cardíacos são mesmo o indicador e o médio, pois o polegar possui uma artéria própria que pode interferir na hora de medir a pulsação.

Diferenças de forma e função entre artérias e veias
As artérias têm diâmetros habitualmente menores que as veias que as acompanham. As artérias também têm paredes mais grossas e o sangue é impulsionado pelo bombeamento produzido pelas contrações do coração e por isso, as artérias pulsam.

2); Artéria carótida: palpável entre o músculo esternocleidomastoideo e a traqueia (Fig. 3) Artéria axilar: no ápice da axila (Fig. 4); Artéria radial: palpável lateralmente ao tendão do flexor radial do carpo, no punho, onde é bastante superficial (Fig. ...

O pulso braquial pode ser palpado medialmente ao músculo bíceps braquial, aplicando-se uma leve pressão sobre a borda medial do úmero. Mais proximalmente, ele pode ser palpado na depressão posterior do músculo coracobraquial, e mais distalmente na região medial ao tendão do bíceps braquial.

Pulso da Artéria Poplítea (parte posterior da perna na altura do joelho)

Identifique o ponto mais alto de pulsação da veia jugular interna. Cada lado do pescoço deve ser inspecionado com a cabeça ligeiramente voltada para o lado oposto. As pulsações são procuradas na parte mais inferior do pescoço, podendo ser mais bem visualizada entre as duas inserções do esternocleidomastoideo.

Pulso Jugular Venoso. A onda do pulso venoso corresponde a curva de pressão do átrio direito. Essa onda ocorre na base do pescoço e reflete o retorno venoso para o coração direito, expressando a dinâmica e o funcionamento do ventrículo direito e do átrio direito.