Onde Oxum ajuda?

Perguntado por: fteixeira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Oxum é muito importante, especialmente para mulheres religiosas que acreditam nele. Como representa a fertilidade, muitas mulheres pedem a Oxum para ajudá-las a engravidar ou quando são inférteis. Também procuram quando há seca, pois controla a água doce que ajuda a fertilizar os campos.

Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana.

Só conhece a força de Oxum quem compreende a importância do amor próprio e isso inclui entender seus limites, suas forças, fraquezas, sentimentos e poder de transformar a si mesmo naquilo que se sonha. Oxum ensina que é impossível amar bem alguém sem amar a si mesmo antes.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo !

Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.

Oxum. A senhora das águas doces recebe suas oferendas no sábado. Seu dia do ano é 8 de dezembro ou 12 de outubro, depende da sua linha e religião.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

São pessoas ambiciosas, que almejam sua ascensão social. Os filhos de Oxum são estrategistas, sempre buscam um objetivo. São doces por fora, mas muito fortes e determinados por dentro. Além de uma boa colocação social, gostam de estar presentes em festas e eventos, que lhes traga prazeres e prestígio.

Oxum é a senhora da união, fertilidade e fecundidade, ouro, pedras preciosas e arte da adivinhação através dos Búzios. Oxum é a orixá das águas, principalmente, as águas calmas e, devido a isso, essa divindade está muito ligada às emoções.

Como o rio, que sempre caminha pro mar, a Oxum da Umbanda está diretamente ligada à Rainha do Mar, encabeçando a legião das sereias de águas doces. Oxum é a força dos rios, que correm sempre adiante, levando e distribuindo pelo mundo sua água que mata a sede. É a Mãe da água doce e Rainha das cachoeiras.

Salve mãezinha benevolente”. Se você deseja fazer uma saudação a Oxum, ou pedir algo para essa orixá, considerada a protetora da água doce, é assim que você deve começar. Entretanto, se você quer realmente agradar essa rainha – vale ressaltar que ela é super vaidosa – vale rezar o oriqiui (louvação) completo.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.

vulgarmente conhecidos como omulus.

Assim, a simbologia de Oxum e o espelho adornado de ouro que Ela carrega torna-se um importante elemento para dissolver energias dissonantes, energias negativas que possam ser lançadas em Sua direção. Refletindo a inveja, o ciúme, o mal em geral, seu espelho põe “às claras” quem é quem, mostrando a realidade a todos.

Ela é chamada de Mamãe Oxum por que é dela a responsabilidade de zelar, cuidar dos fetos desde o momento da fecundação até o momento do nascimento. Após nascer o bebê, ela entrega a Mãe Yemanjá, que passa para as mãos dos Orixás de cabeça que vão acompanhar aquela criança por toda a vida.

Essa simpatia deve ser feita durante a Lua Cheia ou Crescente. Primeiro, espete as 7 moedas na fatia de mamão e regue com mel por cima. Enquanto executa essa ação, vá pedindo que o dinheiro cresça, que você prospere e que as coisas melhorem na sua vida financeira e material.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.