Onde os tupiniquins vivem atualmente?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Espírito Santo

Localização. Os Tupiniquim habitam três Terras Indígenas no norte do Espírito Santo. Todas estas situam-se no município de Aracruz, próximas a essa cidade e também à de Santa Cruz e à Vila do Riacho.

Principais características dos tupis:
- Os povos tupis viviam em pequenas aldeias, onde construíam de quatro a seis malocas de madeira com cobertura de palha e fibras vegetais. Essas grandes habitações ficavam distribuídas em um grande círculo. - Os tupis praticavam a agricultura e também viviam da caça e da pesca.

A etnia indígena que virou símbolo de algo que é genuinamente brasileiro, porém, sofreu uma pressão brutal. Com uma população estimada em 200 mil indivíduos em 1500, os tupiniquins foram reduzidos a um grupo de 55 indivíduos no século 18, e foi declarada oficialmente extinta em 1780.

Os tupiniquins tiveram importante participação na colonização portuguesa da região de Santos e Bertioga no século XVI e na fundação da cidade de São Paulo, em 1554, pelos padre jesuíta Manuel da Nóbrega. Foram aliados dos colonizadores portugueses.

Os Tupinambás foram os primeiros indígenas que Pedro Alvares Cabral encontrou quando chegou ao Brasil em 1500. No início do período colonial, os Tupinambás ocupavam o Sudeste do Brasil numa faixa costeira que ia do rio Juqueriquerê, em São Paulo até ao Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro.

Os índios Tupinambás ocupavam toda a área que se estende de Belém a São Luiz, pelo litoral atlântico e as banhadas pelo rio Guamá.

Os tupinambás sofreram abusos e foram tratados com violência. Em reação a essa conduta dos portugueses, as tribos se uniram para atacar os colonos na área de Belém.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Antes disso, porém, os nativos – chamados de índios pelos portugueses –, denominavam aquela terra como Pindorama, que em língua tupi significa “terra das ...

Os índios tupis chamavam os portugueses de peró e os franceses de mair, palavras cujo significado permanece controverso.

Fabricavam farinha, preparavam os alimentos, faziam óleo de coco, fiavam algodão e teciam as redes. Também produziam cestos e objetos de cerâmica, cuidavam dos animais domésticos. Competia-lhes cuidar dos filhos, depilar e pintar com tatuagens o corpo dos homens.

Os tupiniquins, também chamados tupinaquis, topinaquis e tupinanquins, são um grupo indígena brasileiro que pertencem à nação tupi.

Muitos alimentos usados pelos tupis foram difundidos para todo o planeta: milho, mandioca, amendoim, pimenta, goiaba, abacaxi, batata-doce, cará, abóbora, palmito, caju, açaí, cupuaçu, castanha-do-pará etc., incrementando a dieta alimentar de vários povos.

Onde vivem os guaranis? No Brasil, os guaranis vivem nos estados brasileiros do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina e Tocantins. Somente no País, há 57 mil pessoas, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Diz-nos a tradição literária de nosso romantismo indigenista que a palavra Pindorama quereria significar “Terra das Palmeiras” ou, mais objetivamente, em toponímia semântica, “Lugar das Palmeiras.” Teria sido este justamente o primeiro nome que os índios de fala tupi teriam dado ao nosso Brasil, a grã-Pindorama.

Onde vivem os Tupis? Os indígenas se expandiram na América do Sul, ocupando regiões dos atuais Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Atualmente, ocupam aldeias indígenas principalmente o litoral da Bahia e do Espírito Santo.