Onde os tupinambás vivem atualmente?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

estado da Bahia

Atualmente povos tupinambás vivem na vila de Olivença no estado da Bahia, no Baixo rio Tapajós no estado do Pará e em algumas regiões urbanas do sudeste como Rio de janeiro e Espirito Santo.

Onde vivem os Tupis? Os indígenas se expandiram na América do Sul, ocupando regiões dos atuais Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Atualmente, ocupam aldeias indígenas principalmente o litoral da Bahia e do Espírito Santo.

Os índios Tupinambás ocupavam toda a área que se estende de Belém a São Luiz, pelo litoral atlântico e as banhadas pelo rio Guamá. Na Ilha do Marajó viviam os Aruak, que os Tupinambás chamavam “nheengaíbas”, vocábulo que significa “fala ruim”.

Os tupinambás sofreram abusos e foram tratados com violência. Em reação a essa conduta dos portugueses, as tribos se uniram para atacar os colonos na área de Belém.

4000

Hoje em dia, o mais importante núcleo de Tupinambás no Brasil perfaz cerca de 4000 índios.

O xamanismo tupinambá, enquanto objeto histórico, revela-se, de maneira fundamental, como extremamente remoto.

Os Tupinambás são indígenas que habitavam quase toda a costa brasileira por volta do século XVI. Para você ter uma ideia, os tupinambás ocupavam uma área que ia do litoral norte paulistano e atravessava os estados do Maranhão e Pará até chegar no rio Amazonas.

De acordo com o relato do próprio padre Anchieta, aliado dos portugueses, 160 aldeias tupinambás no Rio foram queimadas a partir daquele dia 20. Dias depois, sua última grande fortificação na cidade, na hoje Ilha do Governador, foi destruída e mais centenas de índios acabaram mortos.

Muitos alimentos usados pelos tupis foram difundidos para todo o planeta: milho, mandioca, amendoim, pimenta, goiaba, abacaxi, batata-doce, cará, abóbora, palmito, caju, açaí, cupuaçu, castanha-do-pará etc., incrementando a dieta alimentar de vários povos.

Hoje, esse povo habita nove estados brasileiros, além da Argentina, Bolívia e Paraguai. Somente no Brasil há pelo menos 51 mil. Embora sejam todos guarani, esses povos possuem diferenças no modo de falar, no comportamento religioso e na organização social.

A palavra tupi significa 'bico de tucano'.

moravam em malocas. Cada grupo local ou "tribo" tupinambá se compunha de cerca de 6 a 8 malocas. A população dessas tribos girava em torno de 200 indivíduos, mas podia atingir até 600. Viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de tubérculos, como a mandioca e a horticultura.

Significado de Tupinambás
Chefe, manda-chuva. Nome dado pelos cronistas dos séc. XVI e XVII a diversos grupos indígenas de língua tupi que viviam no litoral do Rio de Janeiro e da Bahia, e também no Pará e no Maranhão. De início, as relações dos tupinambás com os portugueses foram amistosas.

Entre as tribos indígenas que viviam no Brasil na época do início da colonização portuguesa, no século XVI, os tupinambás ficaram conhecidos amplamente por uma característica peculiar: a antropofagia, isto é, o ato de comer carne humana, também denominado canibalismo.

Para os Tupinambás, o mundo (céu, terra, pássaros e os demais animais) foi criado por Monã. O mar só surge após Monã se decepcionar com os humanos, pois estes passaram a viver desordenadamente. Diante disso, Monã enviou o fogo que consumiu tudo, salvando apenas um homem: Irin-Magé.

Este discurso, aqui resumido, mostra como esses pobres selvagens americanos, que reputamos bárbaros, desprezam àqueles que com perigo de vida atravessam os mares em busca de pau-brasil e de riquezas.