Onde os sapos se esconde durante o dia?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Durante os períodos secos, estes anfíbios escondem-se em refúgios subterrâneos, que mantêm a humidade, de onde saem apenas quando regressa a chuva. Só então se começam a reproduzir. Mas como podem estes pequenos animais saber que está a chover quando estão abrigados a profundidades de cerca de meio metro?

Por que os sapos aparecem à noite? A maioria dos sapos fica ativa durante a noite e dorme de dia. O anoitecer é quando eles saem para caçar insetos e são caçados por outros bichos, seus parceiros de boêmia, como os morcegos. Os sapos são muito barulhentos.

A maioria das espécies caça durante a noite e dorme durante o dia, quando ficam escondidas em lugares bem fresquinhos. Seus olhos enormes servem para facilitar a localização das presas na escuridão da noite.

A falta de higienização é um dos fatores que atraem os animais para as áreas externas. Moradias com uma ampla presença de vegetação ficam cada vez mais difíceis de serem encontradas. Mas ainda há casas localizadas perto de uma área verde ou, até mesmo, com jardins repletos de plantas.

Os sapos e rãs são atraídos pela umidade, portanto, ao remover qualquer fonte de água do seu quintal, você fará com que a maioria dos animais perca o interesse e procure outro lugar para depositar seus ovos e se abrigar à noite.

"É um sapo bastante comum na região e encontrado com facilidade nessa época chuvosa, porque ele sai das suas tocas para se alimentar e buscar parceiros para se reproduzir. Nesse processo de deslocamento, muitas vezes ele encontra barreiras e como alternativa ele escala. Isso é bastante comum nessa espécie", contou.

A maioria dos anfíbios possuem a pele fina e úmida, e por isso eles precisam de ambientes aquáticos ou úmidos para não desidratar e conseguir sobreviver. Como o banheiro é um ambiente úmido, ele se torna um excelente abrigo para esses animais.

Elimine entulhos e lixo. Entulhos e lixo podem servir de esconderijo para os sapos. A remoção desses locais é uma das maneiras de espantar sapos da residência. Por isso, elimine caixas de madeira, potes vazios, pneus ou qualquer objeto que possa se tornar um ambiente úmido e escuro, que são ideias para os sapos.

A maioria dos sapos é ativa durante a noite e dormem durante o dia. Porém existem algumas espécies como o sapo-boi-da-serra-do-mar que vivem no chão da floresta (na serapilheira) e caçam durante o dia, porque esse ambiente é sempre úmido e fresco.

Os sapos possuem uma alimentação bem comum entre os anfíbios. Normalmente, eles se alimentam de aranhas, besouros, gafanhotos, moscas, formigas e cupins.

O coaxo dos anfíbios anuros, em termos científicos, é chamado de vocalização. Na grande maioria das vezes, é o macho quem vocaliza e esta é uma forma de defender territórios e atrair fêmeas e, principalmente quanto à primeira, é também uma forma de economizar energia.

Geralmente os sons são escutados ao anoitecer, já que a maioria das espécies possui hábito noturno. Uma curiosidade sobre o canto dos sapos é que esta é uma característica particular dos machos, pois as fêmeas são mudas. O principal motivo para os sapos vocalizarem é justamente para atrair e conquistar a parceira.

Outros predadores de sapos adultos incluem ouriços, ratos e visons, e mesmo gatos domésticos. Aves que se alimentam de sapos incluem garças, gralhas e aves de rapina.

10 – 12 anos

Criar uma mistura de água e sal ou adicionar vinagre em uma lata de spray e pulverizá-lo em torno da piscina também é uma opção pois quando a mistura seca ela cria uma substância no solo que pode queimar os pés dos sapos. Isso cria uma barreira que os sapos não vão mais querer cruzar.

Prepare uma solução com água e um pouco de sal e mexa até dissolver tudo. Transfira a um borrifador e aplique nos espaços do quintal onde você costuma encontrar sapos. Essa mistura queima os pés dos animais, afastando-os de vez. Não borrife a solução em plantas!

Quando em contato com o sal, a pele do sapo perde parte da sua umidade e da sua capacidade respiratória, deixando-o desidratado e causando asfixia. Essa prática cruel é considerada criminosa pela Lei Federal nº 9.605/98, Art.