Onde os ovócitos são produzidos?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os ovários são glândulas, em forma de amêndoa, localizadas de cada lado do útero que produzem ovócitos (gametas femininos). Quando liberado na ovulação, o ovócito secundário passa por uma das tubas uterinas.

Essas células são produzidas no ovário em um processo chamado ovogênese. Na puberdade, iniciam-se os ciclos ovarianos e, a cada ciclo, alguns folículos começam a se desenvolver e um ovócito secundário é liberado (ovulação). Na ovulação, o ovócito sai do ovário e segue para a tuba uterina.

Também chamada de ovogênese, a ovulogênese é o processo no qual ocorre a formação dos óvulos. Esse processo tem início antes do nascimento da mulher, ou seja, durante o seu desenvolvimento embrionário, mais ou menos no terceiro mês de sua vida intrauterina.

Gineceu é o nome dado ao conjunto de carpelos de uma flor.
Os carpelos, por sua vez, são a parte da flor na qual estão localizados os óvulos, os quais contêm o gametófito feminino (saco embrionário), que produz o gameta feminino (oosfera).

Nas plantas com flor (angiospermas), o óvulo está localizado dentro de um ovário na porção da flor designada por gineceu. Nestas plantas, o ovário é assim a parte do gineceu que produz um ou mais óvulos e, após a polinização, evolui e transforma-se na parede do fruto.

Os óvulos estão presentes em ambos os ovários. Portanto a presença de um folículo no ovário direito indica que, neste ciclo menstrual o estímulo está ocorrendo no ovário direito e se você realizar uma ultrassonografia irá ver um pequeno cisto nesse ovário.

ovários

Os ovários são dois órgãos de forma oval que medem de 3 a 4 cm de comprimento. Eles são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais da mulher, o progesterona e o estrogênio. Nos ovários também são armazenadas as células sexuais femininas, os óvulos.

O processo de ovogênese, que ocorre no ovário da mulher, resulta na formação do gameta feminino.

O hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) são responsáveis pelo amadurecimento e liberação do óvulo.

Apenas cerca de 400 óvulos são liberados durante a vida reprodutiva da mulher, geralmente um em cada ciclo menstrual. Até ser liberado, um óvulo permanece dormente em seu folículo, suspenso no meio de uma divisão celular. Ainda assim, o óvulo é uma das células com maior longevidade do corpo.

O ovócito é uma célula do ciclo reprodutor feminino, que dá origem aos óvulos. Os óvulos são as células germinativas femininas, os gametas, que quando unidos aos espermatozoides podem originar um zigoto, que desenvolvem em um feto humano.

A ovulação é a liberação, pelo ovário, de um ovócito maduro, ou seja, de um ovócito que já pode ser fecundado.

Ovário é a porção dilatada basal do pistilo, o órgão reprodutor feminino das plantas com flor, que contém no seu interior os óvulos. Após a polinização, os óvulos maturam em sementes e o ovário dá origem ao fruto, encerrando as sementes no seu interior.

Ovário: no ovário ficam guardados os óvulos que, depois de fecundados, geram as sementes. Estigma: o estigma fica localizado na parte superior do carpelo, sua função é produzir uma substância que segura os grãos de pólen, não permitindo que eles sejam desperdiçados antes da fecundação do óvulo.

Pétala: Unidade da corola, pode possuir cores vivas e marcantes e sua função é atrair agentes polinizadores. Inserem-se logo após as sépalas.

Na espécie humana, as mulheres já nascem com uma célula germinativa (ovócito I) estagnada na prófase da primeira divisão meiótica (meiose I). Na puberdade, a meiose I é completada e forma um ovócito II e uma célula que se degenerará. Depois do término da segunda divisão meiótica (meiose II), o ovócito II forma o óvulo.

Zigoto, ou célula-ovo, é a célula formada após a união do espermatozoide (gameta masculino) com o ovócito (gameta feminino). Essa célula é responsável por formar todo o nosso organismo.