Onde Os microrganismos podem ser encontrados no corpo humano?

Perguntado por: lsalgado7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os microrganismos podem ser encontrados em qualquer lugar, na água, no solo, na pele e no trato digestivo de animais. A flora intestinal saudável, por exemplo, é formada por bilhões de microrganismos. Em locais que foram esterilizados não existem esses seres, já que esse processo destrói as formas de vida microbiana.

Os principais sítios anatômicos do organismo colonizados pela micro- biota normal incluem a pele e ouvido externo e as mucosas da conjuntiva e dos tratos respiratório superior (nasofaringe e orofaringe), gastrointestinal e geniturinário.

Estudos mostram que em nossa boca habitam mais de 750 espécies de bactérias. A grande maioria são aquelas bactérias “boas”, que auxiliam na digestão dos alimentos e na defesa biológica.

É no intestino que se encontra a maior população de microrganismos do corpo humano: a microbiota intestinal. Aqui, vivem mais de 100 triliões de microrganismos, o que, numa pessoa com 70 kg, corresponde a cerca de 200 g de peso corporal, o equivalente a uma manga de tamanho médio.

População bacteriana da ordem de 100 trilhões é corrigida para 10 trilhões. A população de bactérias que o corpo humano abriga é da ordem de 10 trilhões, similar ao número de células em nossos organismos, estima um novo estudo.

São eles que produzem vitaminas do complexo B-12, fibras solúveis; são eles que limpam nossa pele, os olhos, e estão presentes em vários outros processos vitais. Todo dia eliminamos bilhões desses microrganismos e os substituímos por outros, uma vez que a taxa de crescimento deles é espantosamente alta.

Neste grupo estão incluídos as bactérias, vírus, fungos, parasitos e príons. Para que seja uma infecção, o germe precisa fazer mal. Todos nós temos vírus, bactérias, fungos e até protozoários que vivem normalmente no nosso corpo.

Os Agentes Infecciosos no Meio Ambiente
Como já foi visto anteriormente, os agentes infecciosos são expelidos para o meio ambiente através das diferentes portas de saída; pelas vias respiratórias, fecal, pele e assim por diante.

As bactérias estão em todos os tipos de habitat. Por causa de sua capacidade de adaptação, sobrevivem em muitos ambientes que não sustentam outras formas de vida. São encontradas nas mais baixas temperaturas da Antártida, em águas ferventes de fontes naturais quentes e até mesmo nas profundezas escuras dos oceanos.

As bactérias são organismos microscópicos unicelulares. Elas estão entre as formas de vida mais primitivas da terra. Há milhares de tipos diferentes de bactérias, e elas vivem em todos os ambientes concebíveis em todo o mundo. Elas vivem no solo, na água do mar e nas profundezas da crosta da Terra.

boca

A boca abriga mais de 500 espécies de bactérias
Ao contrário do que possa pensar, a boca é a parte mais suja do nosso corpo. Estudos demonstram que na boca humana é onde se concentram o maior número de bactérias. E isto acontece em bocas sãs, onde a higiene oral é cuidada.

Bônus: Segundo lugar
É simples, lá no fundo de seu umbigo pode existir muitos anos de suor e sujeira que nunca foram limpos. Mas CUIDADO, não comece a cutucar o seu umbigo desesperadamente, existem formas corretas de limpar o seu umbigo.

Cerca de 50 bilhões de bactérias habitam a boca de cada indivíduo. O tipo mais perigoso é o “estreptococos”. Eles se sentem mais felizes sobre os resíduos que aderem à superfície dos dentes e vivem principalmente de açúcar.

Mesmo que presentes em menores quantidades, Page 6 Arq. Catarin. Med. 2021 jan-mar; 50(1):93-112 98 podem ser encontrados os gêneros Streptococcus, Micrococcus e Clostridium ao longo da pele. Além desses, são encontrados também fungos, tais como Cândida spp. e Malassezia spp.

De forma geral, quatro principais filos colonizam o trato gastrointestinal humano: Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria representando 98% da microbiota intestinal. Sabe-se que mais de 90% da composição bacteriana intestinal considerada saudável é representadas por Bacteroidetes e Firmicutes.

A pele abriga muitos microorganismos transitórios, mas as bactérias que predominam são as do gênero Staphylococcus, Corynebacterium e Propionibacterium. Streptococcus e outras bactérias são encontrados em menos quantidade e menos frequentemente.

Os principais grupos de microrganismos são os protozoários, fungos, algas e bactérias. Os vírus, apesar de não serem considerados organismos vivos e sem partículas, têm algumas características de células vivas.

Pesquisa analisou beijos de língua de 10 segundos e observou diferenças em comportamento de micro-organismos em língua e saliva. Um estudo realizado na Holanda sugere que um único beijo de dez segundos pode transferir até 80 milhões de bactérias.