Onde os caiapós se localizavam?

Perguntado por: ncavalcanti5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Com mais de 12 mil indígenas, o povo Kayapó, também conhecido como Mebêngôkre, habita e protege há décadas uma extensa área da Floresta Amazônica que se estende do norte de Mato Grosso ao sul do Pará.

A planta é retangular, sem divisões internas e o tamanho varia conforme o número de pessoas da família. A cobertura, de folhas de babaçu, tem inclinação acentuada e três das paredes são fechadas com esteiras feitas com folhas dessa mesma palmeira, sendo a quarta aberta para o pátio por meio de uma grande varanda.

A principal atividade econômica da tribo dos Caiapós é a agricultura itinerante praticada por homens, mulheres e meninos.

Os integrantes do Caiapó Mata a Dentro se vestem com saiotes e peitorais confeccionados com capim barba-de-bode ou membeca, cocares de penas de aves domésticas e colares de capiá e outras sementes. De peculiar pintam com anil as partes descobertas do corpo – rosto, braços e pernas.

A dança caiapós, por sua vez, é formada a partir de duas figuras centrais: O curumim (menino em tupi guarani) e o cacique. Na dança, o menino interpreta que está sendo perseguido por um homem branco e morre. Os demais dançarinos ficam em torno dele.

O termo "caiapó" é um exônimo criado pelas outras tribos; significa algo como "homens macacos" e é considerado pejorativo pelos membros da tribo.

A liberdade dada às crianças faz parte da cultura do povo Kayapó e são valores caros aos pais na educação de seus filhos. “Elas brincam com as plantas, tomam banho no rio, brincam de pega-pega. Esse é o costume das crianças.

A religião dos caiapós, assim como a de todos indígenas, é animista, que cultuam elementos do Cosmos (sol, lua, estrelas), os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), os seres vivos (animais, fungos, vegetais) e os fenômenos naturais (chuva, vento, dia, noite).

Há povos indígenas em quase todos os cantos do Brasil. Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de Terras Indígenas. Existem hoje 690 terras indígenas no país. Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas – exceto no Piauí e no Rio Grande do Norte.

Cerca de 55% da população indígena vive na chamada Amazônia Legal. Essa região abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão. As Terras Indígenas localizadas nessa região são maiores do que aquelas existentes em outras regiões do país.

No geral, todas as aldeias são formadas por roças e pátios, que são os locais onde são construídas as casas. Uma aldeia tanto pode ter um único pátio com poucas casas ao redor, quanto vários pátios, isso depende das relações estabelecidas entre as famílias que costumam morar próximas umas das outras.

Nos índios, são animais variados, com freqüência, os donos originais do fogo. No mito Kaiapó-Gorotire da origem do fogo, um homem é abandonado pelo cunhado no alto de uma rocha porque foram juntos apanhar ninhos de arara, e quando o que subiu atira os ovos ao de baixo, estes se transformam em pedras.

Os Kayapó sabem que as plantas dos terrenos baixos, assim como suas roças, atraem a caça. Mas também sabem que não podem atrair os bichos em grande quantidade, pois eles começariam a comer as outras roças. Então os Kayapó caçam. A caçada não apenas rende carne para a tribo, mas controla a população de animais.

Os Kayapó consideram a pintura corporal como um atributo da própria natureza humana. No mito da mulher Estrela, heroína cultural, responsável pela origem das plantas cultivadas, a metamorfose de estrela para um ser humano, se efetua através da pintura e da ornamentação corporal.

ARCO E FLECHA É a principal arma dos indíos. Devido à sua cultura, as atividade de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.