Onde ocorreu o barroco no Brasil?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, no entanto, podemos encontrar influências desse estilo em outros locais do país. Em Minas Gerais, além de Aleijadinho, o grande nome da arte barroca mineira, destacam-se as pinturas do Mestre Ataíde.

O Barroco surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa e América.

Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

  • Caravaggio
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Aleijadinho
  • Rembrandt
  • Peter Paul Rubens
  • Diego Velázquez

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

Antônio Francisco Lisboa

Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.

Gregório de Matos

Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

As principais características do Barroco, que é a segunda escola literária no Brasil e compreendeu os anos 1601 a 1767, são: dualismo, como sagrado x profano. cultismo, que é o jogo de palavras. conceptismo, que é o jogo de ideias.

Nascido no Porto, Portugal, Bento Teixeira é o autor da obra “Prosopopeia” (1601), que inaugura o movimento do barroco literário no Brasil.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.

Características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.

Arte barroca brasileira: características
Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.