Onde ocorre o fenômeno da pororoca?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A pororoca é um fenômeno que ocorre quando as águas de um rio encontram as correntes do oceano, o que provoca ondas. No Brasil, esse fenômeno acontece em alguns pontos, entre eles a foz do Araguari, no Amapá, onde a equipe gravou parte dos sons que compõem a obra rio oir.

No Brasil esse fenômeno ocorre na foz do rio Amazonas, litoral do Estado do Pará, extremo norte do país, e no rio Mearim, Estado do Maranhão, o encontro das águas promove um verdadeiro espetáculo, provoca também um rasto de destruição nas margens dos rios, retirando muitas árvores, algumas dela de grande porte.

Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio.

Esse encontro violento que pode derrubar árvores e alterar as margens dos rios é, ao mesmo tempo, um processo frágil, resultado de um delicado balanço de fatores da natureza. "Pororoca" é encontro de correntes contrárias. Forma ondas e altera as margens, provoca ruídos e calmaria. É arrastão, mistura, choque, invasão.

O município de São Domingos do Capim, no nordeste do Pará, sedia, nos próximos dias, a 19ª edição do tradicional Festival da Pororoca.

Essas ondas que acontecem no rio são chamadas de pororoca e esse fenômeno dura em média 1 hora e meia.

A praia fica entre Lucena e Ponta de Campina. No local há o encontro do rio Miriri com o Oceano. É uma área muito boa para banho, mas cuidado com a travessia quando a maré está alta.

A maioria das ondas se formam a partir do sopro do vento na superfície do mar. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda.

O fenômeno natural acontece com maior intensidade no mês de março quando ocorre o equinócio e aumenta a propensão de grandes e violentas ondas que podem chegar a 4 metros de altura.

As ondas do mar podem se originar por diversos motivos. A maior parte delas acontece por causa do vento que agita a superfície. Dá para ver esse efeito assoprando a superfície da água em uma bacia. Outro motivo pode ser o deslocamento de terra como um terremoto, por exemplo.

Pororoca é um fenômeno de uma onda de até 21 metros de altura que é causado pelo encontro do Rio Amazonas com o mar ,este encontro acontece em algumas épocas alguns surfistas esperam por este momento ansiosos para poderem surfarem em ondas radicais.

Significado de Pororoca
substantivo feminino [Brasil] Espécie de onda de maré que ocorre com grande violência em épocas de grandes marés oceânicas.

Fenômeno – A Pororoca é um fenômeno natural do encontro das águas do mar com o rio, que formam grandes e fortes ondas. São Domingos do Capim é considerada a capital nacional da onda, mundialmente conhecida e, por isso, atrai cada vez mais turistas curiosos em conhecer as forças da natureza na Amazônia.

Fim irreversível da pororoca foi anunciado em 2015
No ano de 2015, especialistas chegaram a anunciar o fim da pororoca no rio Amapá como um fenômeno irreversível; sofreu danos causados pela ação do próprio homem com o represamento e a criação de búfalos ao longo das margens do rio, que corta sete municípios amapaenses.

O estuário é um corpo de água costeira parcialmente fechado, onde a água salgada é diluída com água doce. Logo, eles são essenciais para o encontro das águas.

O recorde de onda mais longa já surfada na Pororoca é de pouco menos de 40 minutos, com uma extensão de 12,5 quilômetros.

O que causou o fim da pororoca? As possibilidades levantadas por especialistas para o fim da pororoca são a soma de três fatores: a construção de três hidrelétricas no rio Araguari, a abertura de canais para levar águas a fazendas e a degradação causada pelo pisoteio de búfalos na região.