Onde ocorre o desenvolvimento embrionário?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Com a implantação no útero, o desenvolvimento embrionário continua.

as tubas uterinas, que captam o óvulo na ovulação, oferecem o local para a fertilização e ainda transportam o zigoto para a cavidade uterina; o útero, que recebe o embrião, nutre e protege o feto durante a gravidez.

De forma geral, existem três fases que compreendem esse processo: segmentação, gastrulação e organogênese. Na segmentação há uma primeira etapa, chamada mórula, na qual há um aumento significativo de células, decorrente das mitoses.

O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:

  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

Nos seres humanos, a fecundação ocorre quando o espermatozoide encontra o ovócito, popularmente chamado de óvulo. Esse processo ocorre na tuba uterina, uma parte do sistema reprodutor feminino. Para que a fecundação aconteça, deve ocorrer a cópula para os espermatozoides serem depositados no interior da vagina.

coração

O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.

A fecundação é a união do espermatozoide, gameta masculino, e do ovócito secundário, gameta feminino. Normalmente a fecundação, também chamada de fertilização, ocorre nas tubas uterinas, em uma região mais dilatada chamada de ampola uterina.

A fase embrionária começa com a fertilização e dura oito semanas. A fase fetal é da 10ª semana da gravidez (contando do começo da última menstruação) até o parto.

ovário

Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução. Essas células são produzidas no ovário em um processo chamado ovogênese.

O corpo lúteo é uma glândula endócrina temporária, formada após a ovulação. Ela tem uma importante função, que é ser fonte de estrogênio e progesterona. Esses hormônios são favoráveis à implantação do embrião e, para que gravidez aconteça.

Assim como os cordados, os três tipos de folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma, surgem simultaneamente durante o processo de gastrulação (fase de gástrula), inicialmente formado por duas camadas de células: externamente o ectoderma e internamente o mesentoderma.

Ectoderma é o folheto mais externo (ecto = fora) e que reveste o embrião. Ele dará origem ao sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP), epiderme e estruturas associadas, tais como pelos e unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.

  • Fecundação. União de um espermatozóide com um ovócito secundário, que ocorre normalmente na ampola da tuba uterina formando o zigoto. ...
  • Clivagem do Zigoto. Consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto, resultando em um rápido aumento no número de células. ...
  • Formação e Implantação do Blastocisto.

Mórula é um dos estágios do desenvolvimento pré-embrionário, precisamente o quarto estágio da segmentação celular que acontece após o óvulo ser fertilizado pelo espermatozoide. A formação da mórula representa a última etapa da fase de clivagem (divisão celular) e precede o blastocisto na evolução do embrião.

O blastocisto
Esse é o estágio de desenvolvimento do embrião em que ocorre sua implantação na parede do útero materno, no tecido endometrial.

A clivagem é um processo que ocorre no início do desenvolvi- mento embrionário, no qual o zigoto ou célula ovo efetua uma sé- rie de divisões mitóticas consecutivas, dando origem a multicelu- laridade do embrião. Cada uma das células resultantes da clivagem do zigoto é denominada de blastômeros .

A Embriologia estuda todas as fases e processos do desenvolvimento embrionário, desde os mecanismos de formação das células especializadas em reprodução (gametas), até a formação de todos os órgãos e o desenvolvimento completo do indivíduo.

Como resultado do dobramento da cabeça, da cauda e das duas dobras laterais da parede do corpo, a parede ventral do corpo do embrião é fechada, exceto por uma pequena parte na região umbilical onde o ducto da vesícula umbilical (saco vitelino) e o pedículo de conexão (do embrião) estão ligados.