Onde ocorre o ciclo das rochas?

Perguntado por: lvieira2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O Ciclo das Rochas é um fenômeno natural que ocorre na litosfera (a parte sólida) da Terra que é responsável por transformar um tipo de rocha em outro. É considerado um ciclo porque está sempre se renovando, embora nem sempre de maneira repetitiva.

Para que a rocha se transforme em solo é necessário que ocorra o intemperismo. Esse é o processo de erosão e decomposição das rochas. Para que isso ocorra, é necessário que a rocha fique exposta aos agentes erosivos por um longo período.

O Ciclo das Rochas inicia-se com a destruição das rochas da superfície pela ação dos agentes externos, como o intemperismo e a erosão ou a aglutinação de ambos.

Magma é rocha fundida, localizado normalmente dentro de uma câmara de magma, abaixo da superfície da Terra. O magma permanece sob alta pressão e, algumas vezes, emerge através das fendas vulcânicas, na forma de lava fluente e fluxos piroclásticos.

Resumo sobre os tipos de rocha
Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade. Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

O ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica e propiciam a existência de seus três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares.

As altas temperaturas e pressão elevada do manto que alimenta as placas tectônicas, assim como os fortes atritos, ou a combinação química de dois ou mais minerais transformam a estrutura molecular das rochas já formadas. Este processo é chamado de metamorfismo e dá origem às rochas metamórficas.

Ciclo geológico que engloba um conjunto de processos que ocorrem ao nível da crosta terrestre e que passa pela meteorização, erosão, transporte, sedimentação e diagénese.

A interação dos fatores de formação do solo dá origem aos processos pedogenéticos, sendo reconhecidos quatro processos múltiplos (transformação, translocação, adição e perda).

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

A composição dos solos é feita de minerais, matéria orgânica, água e ar. Eles podem conter ainda pequenos animais e micro-organismos. Os solos são formados por diferentes horizontes, suas camadas. Podem ser do tipo arenoso, siltoso, argiloso ou orgânico.

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.

A diferença é que o magma está contido abaixo da superfície. Quando ele vem à tona, passa a ser chamado de lava.

As rochas formam-se a partir da agregação dos minerais durante milhões de anos. Quando há a junção dos minerais, temos a formação de um composto rochoso. A junção de minerais forma as rochas.

Já uma rocha corresponde a um agregado consolidados de minerais, formadas por diversos processos da dinâmica terrestre. Podemos identificar minerais, segundo algumas de suas características: de natureza óticas (cor, brilho e traço) ou mecânicas (dureza, clivagem, fratura).

rochas magmáticas

Quando a Terra começou o processo de esfriamento, muitos minerais se solidificaram e formaram as primeiras rochas do planeta - as rochas magmáticas.

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.