Onde ocorre a pinocitose e fagocitose?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

– Pinocitose é o processo de ingestão de pequenas partículas líquidas através da membrana plasmática, com a ajuda da formação de vesículas; A fagocitose é o processo de ingestão de partículas sólidas através da membrana plasmática, com a ajuda de lisossomos e fagossomos, que liberam enzimas para quebrar as partículas ...

Na fagocitose, as partículas englobadas são grandes e sólidas e ocorre a formação de pseudópodes. Na pinocitose, as partículas englobadas são líquidas e não há formação de pseudópodes, mas sim de invaginações na membrana da célula.

Como vimos, a fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes. A pinocitose é o englobamento de líquidos e pequenas partículas.

A pinocitose pode ser observada em vários tipos celulares, tais como macrófagos e células dos capilares sanguíneos.

Os lisossomos são responsáveis pela digestão intracelular. As bolsas, com partículas, formadas pela fagocitose e pinocitose, fundem-se aos lisossomos dando origem aos vacúolos digestivos, onde ocorrerá a digestão intracelular.

Em mamíferos as principais células fagocitárias são o macrófago, a célula dendrítica e o neutrófilo, podendo essas serem denominadas fagócitos profissionais. Macrófagos observados através de microscopia do contraste da interferência diferencial (DIC).

Além de ser um processo realizado pelas células do sistema imune, a fagocitose também pode ser realizada por microrganismos, principalmente protozoários, com o objetivo de obterem nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e proliferação.

A pinocitose é um tipo de endocitose, no qual ocorre o englobamento de fluídos com substâncias dissolvidas. Esse processo envolve a formação de vesículas. Sabemos que várias substâncias entram no interior da célula, entretanto, esse processo ocorre de diferentes maneiras.

A Fagocitose é o nome dado pelo processo o qual os protozoários realizam a sua alimentação. Também é realizada pelos leucócitos, ao encontrar materiais estranhos no organismo. Ela consiste no englobamento de partículas pela membrana celular (através dos pseudópodos), e trazida para dentro da célula.

A pinocitose é um processo de endocitose em que a célula ingere líquidos ou pequenas partículas inespecíficas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas por transporte em massa através da membrana plasmática. É um sistema de alimentação celular complementar à fagocitose.

Função da membrana plasmática
Proteção a estrutura celular; Delimitar o conteúdo intracelular e extracelular, para garantir a que integridade da célula seja preservada; Transporte de substâncias necessárias ao metabolismo celular; Reconhecimento de substâncias estranhas com os receptores específicos da membrana.

O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.

A fagocitose é o processo no qual algumas células englobam partículas através de seus pseudópodes. Algumas substâncias entram na célula através de transporte ativo e passivo, outras, no entanto, não são capazes de usar essa via de transporte.

Endocitose mediada é um processo bastante parecido com o processo de fagocitose, no entanto, possui a ajuda de proteínas receptoras na membrana plasmática. Assim que as proteínas receptoras entram em contato com a substância em que são especializadas, dão origem a uma invaginação na região da membrana.

O complexo golgiense é uma organela presente na célula eucarionte que está relacionada, entre outras funções, com o processamento, endereçamento e transporte de substâncias.

O citoesqueleto é uma rede de fibras proteicas localizada no citoplasma das células. As fibras que compõem o citoesqueleto de células eucarióticas são os microtúbulos, filamentos de actina, também chamados de microfilamentos, e filamentos intermediários.

Funções do REL
A sua função é, basicamente, participar da produção lipídios (gordura), especialmente os fosfolipídios, que compõem a membrana plasmática.

Com relação à imunidade inata contra os helmintos, a fagocitose por macrófagos ou neutrófilos é impossibilitada pelo tamanho do parasito, sendo necessária outra estratégia do sistema imune inato na tentativa de eliminar o patógeno.

Eles ingerem bactérias, células estranhas, assim como células danificadas e mortas. (O processo de uma célula ingerir um micro-organismo, outra célula ou fragmentos de células é denominado fagocitose, e as células que ingerem são denominadas de fagócitos).

Como o nome já diz, é a expulsão dos restos do corpo digerido a partir de uma fagocitose ou endocitose. Basicamente, fagocitose e pinocitose é quando entra um corpo pra célula. A exocitose é quando "sai".

Continuar lendo Quem realiza pinocitose?