Onde ocorre a maior parte dos tsunamis?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Historicamente, é no Oceano Pacífico onde ocorreram a maioria dos tsunamis, por ser uma área cercada por atividades vulcânicas e frequentes abalos sísmicos.

Originados por terramotos, o Japão é o país onde se registaram as maiores ondas destrutivas — com seis na lista –, seguido da Indonésia com dois desastres. O grande terramoto de Lisboa, seguido de Tsunami, em 1755, é o terceiro nesta lista compilada por nível de destruição. Conheça-os.

Os tsunamis são ondas gigantes que se formam nos oceanos em decorrência de abalos sísmicos, e outros fatores associados ao tectonismo, bem como por causas externas, como queda de meteoritos.

A erupção do Krakatoa, na Indonésia, criou fluxos piroclásticos que geraram megatsunâmis quando atingiram as águas do Estreito de Sunda em 27 de agosto de 1883. As ondas atingiram alturas de até 24 metros ao longo da costa sul de Sumatra e até 42 metros ao longo da costa oeste de Java.

Resposta verificada por especialistas
O Japão; A indonésia; A china; As filipinas entre outros.

100 m/s

Assim, a velocidade do tsunami variou entre 100 m/s nas regiões mais rasas e 200 m/s, nas regiões mais profundas.

O tsunami - uma série de ondas gigantes - provocado pelo intenso terremoto atingiria 14 países, a maioria na Ásia, com uma força devastadora. Em meio à destruição, 226 mil pessoas morreram, e paisagens inteiras foram transformadas. Não se tratava apenas da mais marcante tragédia causada pela natureza no século 21.

Estima-se que o furacão Katrina seja o ciclone tropical que provocou mais prejuízos de todo o mundo, causando $ 81,2 bilhões de dólares em danos em propriedades (valores de 2005), sendo que os danos gerais excedem os 100 bilhões de dólares.

Podemos sim, a partir do momento em que ocorre e que é detectado o sismo, saber se existe a possibilidade de ser gerado um tsunami, através do cálculo da magnitude e da determinação do seu epicentro.

O Brasil está situado no centro da Placa Sul-Americana, o que indica uma posição relativamente confortável com relação a abalos sísmicos de elevada intensidade, capazes de desencadear tsunamis.

Um tsunami costuma originar-se a partir de tremores ocasionados pelo tectonismo em áreas oceânicas. Os tsunamis podem ser definidos como grandes ondas oceânicas geradas por terremotos ou outros eventos geológicos.

Você também vai notar que os outros animais e aves estarão nervosos e agitados. Tudo pode parecer apenas um tremor moderado, mas pode ser muito grave em outros lugares. A migração súbita de aves marinhas do oceano e os animais terrestres indo para o interior, também são um sinal de que algo está errado.

Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami alcançar à costa, o mar recua de acordo com a força das ondas que estão por vir.

Um dos estudos mais recentes, realizado em 2020 pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), afirma que o Brasil já foi atingido por um tsunami em 1755.

Top-5 dos Maiores Tsunamis do Mundo

  • 5º Krakatoa. Em 1883, a erupção do Krakatoa originou um mega-tsunami de 42 metros de altura, perto de Sumatra e de Java, na Indonésia.
  • 4º Monte Unzen. ...
  • 3º Barragem de Vajont. ...
  • 2º Spirit Lake. ...
  • 1º Lituya Bay.

Os tsunamis são fruto de terremotos submarinos, e ocorrem de forma essencial nas zonas em que ocorrem as movimentações e encontros tectônicos. Assim, pode-se notar a ocorrência desses fenômenos especialmente no continente Asiático.