Onde ocorre a degradação do grupo heme?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

A degradação do heme ocorre com a abertura do anel de tetrapirrol da porfirina pela ação da enzima heme oxigenase, onde há quebra da ponte metenil entre os pirróis I e II.

O grupo heme tem importância biológica por ser grupo prostético de proteínas, conhecidas como hemeproteínas. Uma das hemeproteínas mais conhecidas é a hemoglobina, que é responsável por carrear O2 no sangue e pela coloração vermelha do sangue.

Aproximadamente 85% da síntese do heme ocorre nos eritrócitos e o restante nos hepatócitos. A biossíntese ocorre de atordo com a necessidade destas células; no caso dos hepatócitos, o heme produzido é incorporado ao citocromo, em particular o P450(CYP).

As hemácias são produzidas na medula óssea e são degradadas no fígado, no baço e na própria medula óssea. Entre os produtos da degradação das hemácias está a bilirrubina.

O grupo heme contém um átomo de ferro central em seu interior, mantido no estado ferroso. O ferro é o responsável pela captação do oxigênio, uma vez que o mineral se liga ao oxigênio com facilidade.

Composta de 4 moléculas proteicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro, cada íon ferro é capaz de se ligar frouxamente a uma molécula de oxigênio.

A mioglobina é uma proteína encontrada nos músculos estriados, incluindo o músculo cardíaco. Assim, qualquer situação que comprometa os músculos, pode também causar liberação de mioglobina, aumentando sua concentração na circulação sanguínea.

O heme também é uma parte importante de certas enzimas produzidas pelo fígado. As enzimas são proteínas especiais produzidas pelas células que aceleram as reações químicas no organismo. O heme é produzido principalmente na medula óssea e no fígado, por meio de um processo complexo regulado por oito enzimas diferentes.

O grupo heme possui um átomo de ferro, ao qual se liga o oxigênio para que possa ser transportado até ser liberado nos tecidos. O grupo heme é o responsável pela coloração vermelha da hemoglobina e, consequentemente, do sangue, já que essa proteína está presente em grande quantidade nas hemácias.

Na alimentação o ferro encontra-se em duas formas – heme e não heme. Basicamente o ferro heme é derivado das hemácias e das células musculares, portanto encontrado em alimentos de origem animal e o ferro não heme é encontrado de forma abundante nos alimentos de origem vegetal.

A bilirrubina conjugada é excretada através do polo biliar dos hepatócitos que está em íntimo contato com os canalículos biliares e daí para os intestinos. A conjugação da bilirrubina ocorre majoritariamente no fígado, sendo também observada nas células dos túbulos renais e nos enterócitos.

A absorção do ferro heme é pouco afetada por outros fatores na dieta, por outro lado, a absorção do ferro não-heme depende da digestão por sucos ácidos e varia de acordo com a presença de facilitadores (ácido ascórbico, carne) e inibidores (cálcio, fibras, chá, café, vinho).

Este tipo de ferro não sofre nenhuma influência de fatores dietéticos para ser absorvido. Ferro não heme - é um constituinte natural dos alimentos vegetais como ervilha, lentilha, frutas secas, castanhas, brócolis, beterraba, etc.

Hemácias podem ser quebradas quando em contato com soluções hipotônicas, como a água por exemplo. Isso ocorre porque a concentração de soluto da água é menor que da hemácia, assim, a água é arrastada para o interior da hemácia, difundindo-se por todo o seu interior, até rompê-la.

É a destruição prematura das hemácias (glóbulos vermelhos) por rompimento da membrana plasmática. Isso resulta na liberação de diversos componentes intracelulares, como a hemoglobina. estocados por muito tempo ou em decorrência de falhas pré-analíticas.

Resposta: A
a) A produção de hemácias ocorre na medula óssea vermelha e sua remoção é feita pelo fígado e baço.

O aumento da hemoglobina pode ter causas diversas: estar em locais de grande altitude, estado de desidratação, menopausa, esforço físico extremo, tabagismo. Em algumas doenças o aumento hemoglobina também ocorre, como por exemplo a Policitemia Vera e Policitemias Reacionais.

O transporte de oxigênio acontece porque essa molécula liga-se ao ferro da hemoglobina, formando a oxi-hemoglobina. Como apenas uma molécula de oxigênio liga-se ao ferro, cada molécula de hemoglobina liga-se a quatro moléculas de oxigênio.