Onde ocorre a Blastulação?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A blastulação é o processo onde a mórula, formada pelas sucessivas clivagens da célula-ovo, dará origem à blástula. Esse processo se inicia quando os blastômeros (células da mórula) começam a migrar para a região periférica da estrutura.

O embrião, na fase de blástula, apresenta diferentes tipos de células (também chamadas, neste contexto, de blástulas). De acordo com diferentes características é possível fazer referência às estereoblástulas, periblástulas, celoblástulas ou discoblástulas.

O blastocisto
Esse é o estágio de desenvolvimento do embrião em que ocorre sua implantação na parede do útero materno, no tecido endometrial.

A blastulação é o processo onde a mórula, formada pelas sucessivas clivagens da célula-ovo, dará origem à blástula. Esse processo se inicia quando os blastômeros (células da mórula) começam a migrar para a região periférica da estrutura.

É a cavidade interna da blástula, cheia de fluido proteico, que se forma no hemisfério animal dos embriões de anfíbios e equinodermos, ou entre o epiblasto e o hipoblasto de embriões de aves, répteis e mamíferos.

O trofoblasto é constituído por uma população de células heterogéneas derivadas da trofoectoderme (a camada de células externa do blastocisto). O trofoblasto tem como função contribuir para a formação da placenta, o sítio de contacto entre a progenitora e o feto, no local da implantação.

Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:

  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

A zona pelúcida tem um papel importante na fecundação. Inicialmente, tem a função de permitir a penetração do espermatozoide no óvulo. Após esta etapa, protege o embrião até que ele se implante no endométrio.

Muitas alterações ocorrem, e chega-se, então, a uma nova etapa que sucede o estágio de blástula, essa etapa é a gastrulação que forma, portanto, a gástrula. A gastrulação consiste no processo de formação das camadas germinativas.

Na gastrulação, as células da blástula começam a se diferenciar, formando os folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma.

2) Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células, começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido; o embrião é, então, chamado de blástula. 3) No estágio de gástrula o embrião já apresenta um “esboço” de seu futuro tubo digestivo, o arquêntero.

Aprendemos que a implantação é o momento em que o óvulo fecundado chega ao útero e se fixa na parede uterina. Em geral, o embrião se implanta no útero de 6 a 10 dias após a concepção.

Mesoderma. É o folheto intermediário, ou seja, aquele que se localiza entre a ectoderma e a endoderma. A mesoderme origina a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório e reprodutor.

Quando se torna mórula, o embrião já está na cavidade do útero e passa a receber fluidos uterinos. Posteriormente, a mórula se transforma em blastocisto.

Blastocele, também denominado cavidade de segmentação, é a região central da blástula, formada durante a cavitação, a partir do início da diferenciação das células do ovo recém-fertilizado.

A ectoderme é a camada mais externa, a endoderme é a mais interna, e a mesoderme é a intermediária entre elas. O número de camadas no embrião pode variar entre os grupos de animais, o que pode ser utilizado na sua classificação: Diblásticos ou diploblastos: possuem apenas dois folhetos – ectoderme e endoderme.

Assim que a mórula alcança a cavidade uterina, a zona pelúcida entra em degeneração, fato este que permitirá a passagem de líquido da cavidade uterina, formando um espaço cheio de fluido entre os blastômeros. Este espaço será denominado de cavidade blastocística ou blastocele (Fig.

Mórula é um dos estágios do desenvolvimento pré-embrionário, precisamente o quarto estágio da segmentação celular que acontece após o óvulo ser fertilizado pelo espermatozoide. A formação da mórula representa a última etapa da fase de clivagem (divisão celular) e precede o blastocisto na evolução do embrião.