Onde ocorre a absorção cutânea da pele?

Perguntado por: vfigueiroa . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

A camada córnea constitui a principal barreira à penetração cutânea de substâncias químicas e microorganismos, capaz de resistir a forças mecânicas e estando ainda envolvida na regulação da liberação de água do organismo para o ambiente.

Penetração: é um ativo cosmético que consegue atravessar o estrato córneo da primeira camada, alcançando as camadas mais superficiais da epiderme. A penetração pode ser chamada também de absorção cutânea.

Absorção química
Quando um produto químico penetra na pele, ele passa pelo estrato córneo (a camada externa da pele) e atinge as camadas mais profundas da pele. A absorção, por sua vez, é quando um produto químico entra na corrente sanguínea.

O processo de absorção de nutrientes ocorre no sistema digestório e consiste na passagem dos nutrientes do interior do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea e, em seguida, para as células do corpo. Esse processo se dá depois que os alimentos são digeridos no sistema gastrointestinal.

Intracelular ou transcelular: através dos corneócitos; Intercelular: através dos espaços entre os corneócitos; Transfolicular: através dos folículos pilosos; Transglandular: pelas glândulas sudoríparas.

Quando um medicamento é ingerido, ele vai para o estômago e se não tiver uma cápsula protetora para conter as enzimas, parte do princípio ativo do remédio já será absorvida no estômago, entrando na corrente sanguínea.

Locais de Aplicação:
-Face superior externa do braço; -Região anterior da coxa; -Face externa da coxa; -Região abdominal (entre os rebordos costais e as cristas ilíacas); -Região superior do dorso.

Os promotores da absorção incrementam a absorção dos fármacos através da pele por vários mecanismos, o estudo a nível molecular dessas ações tem ajudado a esclarecer esses fenômenos. Assim, utilizam-se frequentemente promotores como forma de aumentar a solubilidade do fármaco no veículo.

A absorção pode ser tanto enteral, sendo importante lembrar da biodisponibilidade e do efeito de primeira passagem, e parenteral. Já a distribuição dos fármacos explica o seu caminho na circulação sistêmica até os órgãos-alvos.

Na primeira, o produto penetra por entre as células (intercelular) ou por dentro delas (transcelular). Esta via é bastante lenta, em função da extensão e espessura desta camada. Já a via transanexal compreende a passagem do produto pelos folículos pilosos ou através das glândulas sebáceas.

Além disso, a permeabilidade da pele pode ser influenciada por inúmeros fatores fisiológicos, como a idade, etnia, local anatómico, sexo e algumas patologias, e a administração de fármacos por esta via pode gerar irritação ou sensibilização cutânea.

O ideal é esperar um minuto entre um e outro para que a pele absorva completamente cada camada. É importantíssimo esperar um tempinho antes de aplicar o protetor solar. De acordo com a dermatologista Sejal Shan, quando o protetor solar se mistura com outros produtos, ele pode se diluir e ser menos eficaz.

Cada produto tem um tempo que ele vai funcionar na pele, é o que a gente chama na medicina de meia-vida, é o tempo médio para o produto ser degradado na pele. E cada produto tem uma faixa. No geral, os cosméticos de hidratação duram entre oito e 12 horas, cada ativo tem um tempo".

Cada produto e pele tem um tempo diferente de absorvição. “É difícil apontar um período específico, mas você deve esperar até sentir o cosmético bem seco na pele, o que geralmente leva de 30 a 60 segundos.”

Começa na boca, quando mastigamos, e termina no intestino delgado.

A absorção é o processo que se inicia com a aplicação ou tomada do medicamento até a entrada para a circulação sanguínea. A análise dessa etapa é fundamental para que os efeitos da medicação sejam satisfatórios.

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Higienização da pele: a nossa epiderme possui diversos mecanismos de defesa, entre eles uma barreira lipídica. Quando higienizamos a pele, a barreira lipídica diminui, tornando o trajeto do ativo mais fácil, estimulando, portanto, a permeabilidade cutânea.

Influências na permeabilidade cutânea:
Fluxo sanguíneo – Hiperemia facilita a permeação. Hidratação – Quanto mais hidratada a pele maior a permeação. Região da Pele – Região com grande número do folículos pilosos ou mais vascularizada é mais permeável. PH da pele – Quanto mais alcalina maior permeabilidade.

Derme. É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que (conferem) dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas.